Saúde Estética: Quem pode se especializar?
A Saúde Estética, segundo a definição do SBBME, é a área que tem como principal objetivo promover saúde através da beleza. Sendo um meio de melhorar as condições de bem-estar físico, mental e social do indivíduo, e assim proporcionar a prevenção de doenças, rejuvenescimento fisiológico, melhora da autoestima e hábitos de vida. Partindo desse conceito, […]

[speaker]
A Saúde Estética, segundo a definição do SBBME, é a área que tem como principal objetivo promover saúde através da beleza. Sendo um meio de melhorar as condições de bem-estar físico, mental e social do indivíduo, e assim proporcionar a prevenção de doenças, rejuvenescimento fisiológico, melhora da autoestima e hábitos de vida.
Partindo desse conceito, diversos profissionais da área da saúde como biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, biólogos e fisioterapeutas encontram na estética uma possibilidade. É a oportunidade de ingressar em um mercado em ascensão, sem perder o propósito de ajudar e tratar pessoas.
Diferente dos esteticistas (graduados em estética), os estetas são profissionais que possuem formação na área da saúde, mas se especializam em estética. E devido a bagagem que possuem em relação a anatomia, fisiologia, fármacos, bioquímica e injetáveis, podem atuar na área da Saúde Estética.
Índice
Assim surge a dúvida: Quais profissionais da saúde podem atuar na estética?
Atualmente, os conselhos que reconhecem a habilitação em estética são o de biomedicina, farmácia, enfermagem, odontologia e biologia. No entanto, outros conselhos já estudam a aprovação da estética para suas respectivas classes. A Ma. Dra. Ana Carolina Puga, mãe da Biomedicina Estética, explica como funciona a regulamentação, “Todo profissional da saúde está registrado em um conselho de classe e cada conselho regulamenta as atividades daquele profissional. Por exemplo, eu sou biomédica e estou inscrita no conselho de classe da biomedicina, então os enfermeiros, farmacêuticos, dentistas e biólogos estão registrados no conselho de sua classe. Então esses profissionais que eu citei, pertencem a conselhos que já publicaram resoluções referente a atuação na estética”. Dessa maneira, no que diz respeito à atuação regular do profissional na Saúde Estética, os conselhos são a peça chave para que os demais profissionais da área da saúde também possam ser estetas.
Então quem tem formação em estética não pode fazer a pós em Saúde estética ?