Saúde Estética: Quem pode se especializar?
A Saúde Estética, segundo a definição do SBBME, é a área que tem como principal objetivo promover saúde através da beleza. Sendo um meio de melhorar as condições de bem-estar físico, mental e social do indivíduo, e assim proporcionar a prevenção de doenças, rejuvenescimento fisiológico, melhora da autoestima e hábitos de vida. Partindo desse conceito, […]
A Saúde Estética, segundo a definição do SBBME, é a área que tem como principal objetivo promover saúde através da beleza. Sendo um meio de melhorar as condições de bem-estar físico, mental e social do indivíduo, e assim proporcionar a prevenção de doenças, rejuvenescimento fisiológico, melhora da autoestima e hábitos de vida.Partindo desse conceito, diversos profissionais da área da saúde como biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, biólogos e fisioterapeutas encontram na estética uma possibilidade. É a oportunidade de ingressar em um mercado em ascensão, sem perder o propósito de ajudar e tratar pessoas.Diferente dos esteticistas (graduados em estética), os estetas são profissionais que possuem formação na área da saúde, mas se especializam em estética. E devido a bagagem que possuem em relação a anatomia, fisiologia, fármacos, bioquímica e injetáveis, podem atuar na área da Saúde Estética.
Índice
Assim surge a dúvida: Quais profissionais da saúde podem atuar na estética?
Atualmente, os conselhos que reconhecem a habilitação em estética são o de biomedicina, farmácia, enfermagem, odontologia e biologia. No entanto, outros conselhos já estudam a aprovação da estética para suas respectivas classes.A Ma. Dra. Ana Carolina Puga, mãe da Biomedicina Estética, explica como funciona a regulamentação, “Todo profissional da saúde está registrado em um conselho de classe e cada conselho regulamenta as atividades daquele profissional. Por exemplo, eu sou biomédica e estou inscrita no conselho de classe da biomedicina, então os enfermeiros, farmacêuticos, dentistas e biólogos estão registrados no conselho de sua classe. Então esses profissionais que eu citei, pertencem a conselhos que já publicaram resoluções referente a atuação na estética”.Dessa maneira, no que diz respeito à atuação regular do profissional na Saúde Estética, os conselhos são a peça chave para que os demais profissionais da área da saúde também possam ser estetas.A relação entre saúde e procedimentos estéticos
Com a possibilidade de realizar procedimentos minimamente invasivos e invasivos não-cirúrgicos, os profissionais da Saúde Estética contribui significativamente em diversas áreas de atuação da estética. Por exemplo:-Procedimentos cutâneos com a utilização de micro agulhas promovendo a saúde da pele.-Procedimentos relacionados à carboxiterapia, que utiliza o gás carbônico como forma medicinal para estimular a melhoria da circulação e oxigenação dos tecidos.-Procedimentos estéticos relativos à criolipólise que busca, de forma não invasiva, reduzir a gordura localizada através de técnicas de resfriamento.-Procedimentos relacionados à eletroterapia, visando melhorar os tecidos ou auxiliar em tratamentos de saúde dos pacientes.-Procedimentos realizados por meio de aplicações de injeções de substâncias específicas, corrigindo deformações ou atuando para o tratamento de disfunções.Como se tornar um profissional esteta?
Para atuar na área da Saúde Estética, antes de mais nada é necessário ser um profissional graduado na área da saúde, como nas áreas que foram citadas acima, e realizar uma especialização na área.A Pós-graduação ou especialização em Saúde Estética, fornece acesso ao conhecimento necessário para que o profissional atue com as técnicas direcionadas à estética. Através do estudo prático e teórico, o profissional consegue desenvolver as habilidades necessárias para oferecer o melhor tratamento possível aos seus pacientes.Por fim, os profissionais da saúde, que pretendem mudar de área, precisam ter em mente, que ao contrário do que pensam, a Saúde Estética é uma área que exige dedicação e aprofundamento. Afinal, a estética influencia diretamente no bem-estar físico, psicológico e social do paciente.Jornalista e Redatora sobre as principais notícias na Biomedicina Estética!
Veja mais Noticias
Escrito por Leda Trevizoni
Morpheus: o novo queridinho da estética e uma oportunidade lucrativa
15 agosto, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Suspensão da Resolução CFBio 582/2020? Biólogos estetas devem permanecer unidos em prol da saúde estética
01 agosto, 2024
Então quem tem formação em estética não pode fazer a pós em Saúde estética ?