Botox no Consultório Odontológico

O Conselho Federal de Odontologia, no dia 27 de março de 2014, baixou resolução reconhecendo e autorizando o uso da toxina botulínica e preenchedores com ácido hialurônico exclusivamente para fins odontológicos, proibindo o uso de fins estéticos.
Índice
Algumas das indicações do uso da botox no consultório odontológico no tratamento das disfunções da articulação temporomandibular – DTM
A toxina na odontologia ainda pode melhorar a aparência do sorriso gengival naquelas pessoas que apresentam até 8 mm de gengiva aparente, pois a toxina relaxa os músculos superiores labiais e diminui o aparecimento da gengiva quando do sorriso.
O ranger dos dentes, popularmente conhecido como bruxismo e as dores de cabeça também podem ser tratadas pelo dentista através da aplicação da toxina botulínica.
A toxina botulínica passa a ser utilizada na diminuição do sorriso gengival, no alívio da sintomatologia dolorosa das Disfunções Temporo Mandibulares (DTM), bruxismo, apertamento dos dentes, cefaleia tensional, e na diminuição na produção de saliva.
Algumas das indicações do uso do Ácido Hialurônico nos tratamentos odontológicos
Já o Ácido Hialurônico é utilizado pelos dentistas no tratamento da harmonização dos sorrisos, na integração entre o complexo dentolabial e na viscossuplementação da articulação temporomandibular (ATM).
Parceria entre Biomédicos Estetas e Dentistas
Cada vez mais a relação profissional entre biomédicos e dentistas se intensifica, o que tem a ver com botox no consultório odontológico, também.
O biomédico esteta quando em consulta geralmente vê seus pacientes atento à saúde geral e aparência estética, podendo notar alterações estéticas relacionadas a problemas bucais, o que cabe a indicação de uma visita no cirurgião dentista.
O mesmo ocorre quando o dentista, em atendimento odontológico, percebe que o paciente apresenta alguns anseios estéticos relacionados à face, quando o encaminhamento ao biomédico esteta se faz necessário.
A parceria entre dentistas e biomédicos estetas é oportuna, até mesmo, trabalhando juntos no mesmo consultório.
Há uma série de vantagens éticas, legais, fiscais e econômicas que estão à disposição para o melhor relacionamento entre as respectivas classes profissionais, como também, para beneficiar o paciente e população por um melhor acesso à saúde.
Gostou desse texto sobre botox no consultório odontológico? Comente!
Veja mais Noticias
Crise na Rede Maislaser: calote com ex-sócio levanta novo alerta sobre instabilidade da franquia
Sheila Mello processa médico após complicações envolvendo aplicação de hidrogel
Deixe um comentário