Skip to main content

CREMERJ ataca biomedicina estética mais uma vez

Com profissionalismo e comprometimento com seus pacientes, biomédicos e especialistas da saúde estética não devem se preocupar com a forma que o CREMERJ ataca biomedicina estética mais uma vez
Rafael Alves
05 outubro, 2023

Diante do crescimento e profissionalismo dos especialistas estetas, cremerj ataca biomedicina estética mais uma vez na tentativa falha de proibição de práticas com toxina botulínica.

Não é de hoje que a classe médica busca interferir no trabalho dos profissionais da estética. Recentemente, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, Walter Palis, divulgou, através das redes sociais, um vídeo onde informa que a 16ª Vara Federal do Rio de Janeiro determinou que o CRBM da 1ª Região (RJ, SP, ES e MS) impeça que biomédicos realizem procedimentos estéticos com aplicação de toxina botulínica. 

A decisão ainda proibiria que fossem divulgados ou realizados cursos com a finalidade de ensinar a técnica a esses profissionais.

Bom, de antemão já esclarecemos que a decisão não condiz com a realidade. 

Atos assim seguem acontecendo nos últimos anos na tentativa falha de coibir que os profissionais como Biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, biólogos e fisioterapeutas sigam atuando na saúde estética, mas como já citado, sem sucesso.

A notícia divulgada pela CREMERJ afirma que os profissionais da biomedicina estariam proibidos de realizar atendimentos envolvendo a toxina, alegando que “a medida visa combater a invasão do ato médico”.

A narrativa não se faz correta pois há mais de 10 anos biomédicos possuem o direito de atuar com tais procedimentos após a resolução de n°200 de 01 de julho de 2011.

CRBM refuta ação movida pelo cremerj e tranquila especialistas

O Conselho Regional de Biomedicina 1° Região veio a público tranquilizar e esclarecer as informações contidas no vídeo divulgado. O conselho se manifestou por meio de uma nota em seu site oficial.

Através de seu Departamento Jurídico, a nota informou que a ação envolve uma profissional biomédica esteta perante uma das Varas Federais do Estado do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com a nota, a chamada em destaque, publicada no site da CREMERJ “tenta claramente induzir ao erro o leitor”. 

O caso supracitado refere-se a uma ação judicial movida em 2018 e teria como alvo uma única profissional biomédica esteta e o CRBM1. 

A ação cobra que o Conselho Regional de Biomedicina impeça a realização de procedimentos estéticos utilizando da aplicação da toxina botulínica por Biomédicos, porém, o próprio conselho afirma que, com esta ação “equivocada”, isso não é possível. 

Esta sentença, considerada monocrática, ou seja, improcedente e contrária a jurisprudência do Tribunal Superior, não tem poder para efeito imediato, o que tranquiliza e dá segurança para que os profissionais sigam com seus atendimentos. 

Especialistas que realizam tais procedimentos seguem respaldados pela lei para cumprir com suas obrigações, e suas ações não invadem ou descredibilizam profissionais médicos. 

Biomédicos ou demais áreas também citadas possuem total competência e habilidade para realizar aplicações com toxina, um procedimento não invasivo – contrário ao argumento da classe médica, que, reiteradamente, considera os procedimentos injetáveis como invasivos. 

O Conselho de Biomedicina reforça que entrou com recurso que possui efeito suspensivo da sentença, portanto, não haverá a mínima possibilidade da suspensão das atividades, até que se tenha o trânsito julgado e não haja mais recursos da ação. 

Estranha-se que o Conselho Médico venha interferir em atendimentos de outras áreas, quando há diversas prioridades dentro da própria classe médica. Atuar pelo fim e pela proibição do trabalho desses profissionais em nada contribui para o desenvolvimento e o crescimento da área da Saúde. Interesses pessoais não devem se sobrepor ao bem maior que é a sociedade. 

“Quantas vezes colocamos em risco a vida dos nossos pacientes?”, dra. ana carolina puga

A Dra. Ana Carolina Puga, mãe da Biomedicina Estética, fez um pronunciamento na quarta-feira (4) rebatendo a ação movida pela CREMERJ. Há anos na biomedicina estética, a Dra. reforçou o compromisso e a responsabilidade dos profissionais com a saúde de seus pacientes e tranquilizou especialistas a respeito da ação. 

CREMERJ ATACA BIOMEDICINA ESTÉTICA

A Dra. confirma que entrou em contato com o Conselho de Biomedicina para sanar qualquer dúvida referente a esta “proibição” que vem sendo divulgada. “Conversei com o Dr. Dácio Campos, Presidente do Conselho Regional de Biomedicina, e verifiquei junto a ele sobre esta ação e me foi informado que o conselho irá recorrer e que nenhum profissional da biomedicina está proibido de praticar a aplicação da toxina botulínica. Esta é uma notícia exagerada da medicina pelos mesmos motivos de sempre, a reserva de mercado”. 

Ainda em sua fala, a Dra. afirma que os procedimentos feitos pelos profissionais são seguros e nada condiz com a suspeita de falta de responsabilidade alegada pela classe médica. “O que nós fazemos, os Biomédicos, assim como outras classes como os farmacêuticos, enfermeiros, dentistas etc, já está mais que comprovado (que há regulamentação e aplicação segura em todas as atividades)”, e questiona: “Nesses 13 anos de biomedicina estética, quantas vezes colocamos em risco a vida dos nossos pacientes?”. 

Fato é que, você, profissional da estética, não precisa se preocupar com este movimento da classe médica. Siga realizando seus procedimentos pois estão respaldados pela lei. Esta ação é uma tentativa de ganhar visibilidade dentro da própria classe médica, tudo não passa de um jogo.

A saúde estética, realizada brilhantemente por biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, biólogos e demais especialistas vem incomodando e isso é natural quando se ganha um espaço merecido por todo o trabalho sério e comprometido. 

Mês da biomedicina estética

Em seu encerramento, a Dra. Ana Carolina Puga demonstra toda sua tranquilidade e confiança no bom trabalho realizado pelos especialistas da área, convidando a todos para conferir, nos próximos dias, as comemorações referente ao mês da Biomedicina Estética e da Saúde Estética. 

“Este mês comemoramos 13 anos da Biomedicina estética e da Saúde Estética. Iniciaremos as festividades a partir do dia 5 de outubro e no dia 10, teremos uma comemoração especial, afinal, é o dia oficial da Biomedicina Estética”

O depoimento completo você confere clicando aqui.

Rafael Alves
Editorial
Jornalista pós-graduado em comunicação e mídia, produtor e editor, Rafael Alves é um dos redatores do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *