Leia também: 28/10/2016Decisão do TRF-1 restaura o direito dos Biomédicos realizarem todos os procedimentos estéticos respaldados nas Resoluções do CFBM

1. A Biomedicina Estética é área de atuação do Biomédico habilitado?

R: Sim. Desde o dia 10/10/2010, dia da aprovação em Plenária da Biomedicina Estética, por meio da Dra. Ana Carolina Puga, o biomédico já pode atuar com Estética valendo-se de seu diploma.

Para isso, tal biomédico deve estar devidamente capacitado para a realização de determinados procedimentos estéticos. O CFBM já reconhece a Biomedicina Estética como área de interesse e habilitação para os biomédicos.

Isso significa que os CRBM’s devem seguir as decisões e determinações do CFBM. Então, a atuação já pode ser como biomédico esteta devidamente reconhecido e autorizado pelo CFBM mediante cumprimento dos critérios necessários para obter habilitação em Biomedicina Estética.

Assim como na acupuntura, quando antigamente inúmeros biomédicos exerciam tal função sem haver regulamentação, a área da biomedicina estética passou a ser realidade como uma grande possibilidade para os biomédicos que desejam atuar de forma terapêutica, fazendo uso e pleno exercício de seus conhecimentos e práticas basilares obtidos em curso de graduação em Biomedicina, bem como em cursos de aprimoramento profissional e pós-graduação em Biomedicina Estética. E que por sinal, a cada dia há mais biomédicos capacitados e qualificados para atuar em prol da saúde e bem-estar social.

2. Como escolho minha Pós-graduação em Biomedicina Estética?

R: Vá para a melhor escola de estética que conseguir ser admitido, que puder pagar e pelo tempo que você dispõe Como em todas as coisas importantes, numa pós-graduação a qualidade é importante.

Existem inúmeras escolas no Brasil que oferecem tais especializações. Nem é preciso dizer que elas não são iguais. Por qualidade inclua em sua análise as seguintes variáveis:

  1. Alunos satisfeitos e Ex-alunos inseridos no mercado de trabalho
  2. Metodologia e Turmas
  3. Reputação da Escola
  4. Professores e Corpo Docente
  5. Localização e Instalações

Pesar todas as variáveis acima é de essencial importância, pois este é um investimento que terá influencia e consequências importantes para toda a sua carreira. Decidir por uma pós-graduação representa um investimento para o resto de sua vida.

Recomendação de Pós-Graduação em Biomedicina Estética.

3. Como eu faço para obter melhor capacitação e qualificação na Biomedicina Estética?

R: Se você busca por uma rápida inserção no mercado de trabalho, não pode deixar passar a oportunidade de começar a trabalhar imediatamente, tem a oportunidade de conquistar aquela vaga de emprego como biomédico esteta e responsável técnico, já tem uma clínica ou consultório para atender, ou já está decidido em abrir sua clínica de biomedicina estética, então você tem o perfil de seguir em frente fazendo a pós-graduação em biomedicina estética, que é só permitida para biomédicos formados, e também deve conferir a agenda de cursos em biomedicina estética em todo o Brasil. Esta também é uma opção permitida para os estudantes dos últimos períodos da faculdade de Biomedicina.

Recomendamos fazer cursos livres e pós-gradução. A primeira aprimora a sua prática nos procedimentos, permitindo aperfeiçoamento para biomédico esteta já habilitado ou aptidão imediata para atuar com pacientes e para se inserir no mercado de trabalho sob responsabilidade técnica de terceiros. A pós-graduação lhe dá o título de especialista em biomedicina estética, lhe dá uma formação mais abrangente, completa e torna-lhe um(a) profissional mais valorizado(a) pelos seus pacientes e sociedade.

4. Quais são os pré-requisitos para eu atuar na estética como Biomédico Esteta?

R: Estar habilitado pelo CRBM de sua região e ser especialista em Biomedicina Estética, estar em dia com o registro e as mensalidades junto ao CRBM de sua região é obrigatório sempre que o profissional for atuar enquanto biomédico.

5. Qual é a vantagem de o Tecnólogo em Estética e Técnico em Estética estarem associados aos CRBMs?

R: Ter um Conselho de Classe que reconhece e respeita sua profissão é a melhor maneira de lhe dar toda a cobertura de direitos e competências de atuação contra as outras classes da saúde que tentam impedir o exercício de sua profissão e os seus direitos. Regularize-se

6. Ao montar meu consultório e/ou clínica de Biomedicina Estética, este deve estar regularizado junto ao CRBM?

R: Sim. O estabelecimento sob a Responsabilidade Técnica do Biomédico, mesmo sendo para fins estéticos, deve ter registro junto ao CRBM.

7. Como faço para me habilitar como Biomédico Esteta?

R: 1ª Opção – Prova de título da ABBM (somatório de pontuações nos quesitos abaixo)

  • Cursos práticos (40 horas) reconhecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB):
  • Cursos livres em Biomedicina Estética e Saúde Estética ministrados por biomédicos habilitados e profissionais da saúde;
  • Participação em Congressos em Saúde Estética e Congressos da SBBME;
  • Extensões universitárias presenciais e a distância em: Biomedicina Estética e Saúde Estética;
  • Tempo de experiência na área.

2ª Opção – Pós-graduação em Biomedicina Estética e Saúde Estética (mínimo de 360 horas) – reconhecidas pela CAPES do MEC

3ª Opção – Estágio supervisionado durante graduação (500 horas) – reconhecido pelo CFBM e IES

8. Que cursos dão condições ao profissional da saúde formado em Biomedicina para atuar com procedimentos estéticos?

R: Serão reconhecidos os certificados de cursos de estética voltados para profissionais da área da saúde e que ensinem procedimentos estéticos que estão em acordo com o CFBM. Regularize-se

9. O biomédico esteta e o esteticista, em seu exercício na estética, podem realizar avaliações, consultas e, conseqüentemente, diagnosticar disfunções estéticas?

R: O entendimento geral garante que sim e que disfunção estética não é doença permitindo o exercício de consulta e diagnóstico de fins estéticos como de praxe de todo o profissional da estética.

10. Porque a Biomedicina Estética foi reconhecida como uma nova habilitação para o biomédico?

R: Atuar terapeuticamente com os tratamentos estéticos dá ao biomédico uma melhor chance de inserção no mercado de trabalho que mais cresce na saúde, com melhores condições de remuneração e satisfação profissional. A grande saturação do mercado nas tradicionais habilitações já existentes é mais um motivo para os biomédicos descobrirem novas habilidades e expectativas. Temos plenas condições de atuar na estética de forma competitiva e diferenciada das demais classes da saúde. O reconhecimento do CFBM e dos CRBMs já existe! E, a SBBME estará dando toda assistência à classe, reivindicação atendida por inúmeros biomédicos que estão atuando e desejam atuar neste mercado de trabalho.

11. O biomédico com habilitação em Biomedicina Estética pode assumir responsabilidade técnica sem depender de outro profissional assinando por ele?

R: Sim, o profissional habilitado em Biomedicina Estética, o biomédico esteta, desde já não necessita de outro profissional assinando por ele, ou que assuma a supervisão/responsabilidade técnica, quando são exercidos procedimentos de fins estéticos invasivos não-cirúrgicos e com medicamentos não-controlados, pois estes tipos de intervenções estão em acordo com as regulamentações da Biomedicina e leis vigentes. Todos os procedimentos afins são de total competência, domínio, autonomia e responsabilidade técnica ético-legal do profissional biomédico. Pois seus conhecimentos basilares, em sua maioria obtidos em graduação e por meio de procedimentos biomédicos similares já realizados combinados a educação continuada, são suficientes para abrir caminhos e prerrogativas para que o biomédico exerça as mais diversas variedades de procedimentos estéticos que o valorizam e o diferenciam no mercado de trabalho. A Biomedicina é uma das profissões mais versáteis na área da saúde e não há quaisquer impedimentos éticos-legais junto à atuação na estética. O que é preciso é combater o preconceito e corporativismo oriundos de outras classes da saúde.

12. Os esteticistas podem realizar drenagem linfática, operar equipamentos biotecnológicos e realizar todos os demais procedimentos estéticos faciais e corporais?

R: Sim, o Tecnólogo e Técnico em Estética podem realizar todos os procedimentos relacionados na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) das Esteticistas. A partir de 2012, com a orientação do SINDEST, os Conselhos de Biomedicina estarão divulgando as competências e funções cabíveis aos Tecnólogos e Técnicos em Estética. O intuito dessa medida é cristalizar o reconhecimento e a regularização das atividades profissionais dos Esteticistas perante à sociedade, Vigilância Sanitária e, evitar que as demais classes da saúde tomem o espaço de direito dos Esteticistas. Faça a busca neste link: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf

*Fonte: http://sindestsp.blogspot.com/

13. Qual é a diferença entre biomédicos estetas e as esteticistas? Eles trabalham de maneira independente ou em parceria?

R: Os biomédicos estetas e os esteticistas hora atuam em campos distintos, complementares e não-concorrentes da Estética, sendo que os biomédicos estetas atuam mais focados nos procedimentos perfurocortantes, injetáveis e escarificantes, como a aplicação de Toxina Botulínica, Intradermoterapia, Preenchimentos, Fios de Sustentação, Microvasos, Microagulhamento, Lasers e Biotecnologias de alta potência, Peelings Médios e entre outros, e também, na realização de exames para fins de triagem.

Enquanto as esteticistas continuam atuando com procedimentos corporais e faciais pelo uso de lasers frios, rádiofrequencia, peelings superficiais, ultra-sons e demais procedimentos manuais como a drenagem linfática, limpeza de pele, bambuterapia e pré/pós operatório.

Escreva nesta página suas dúvidas nos comentários abaixo: seja bem vindo(a) e participe do Portal da Biomedicina Estética!

271 COMENTÁRIOS

  1. Boa Tarde ! Gostaria de saber a atuação do Biomédico Esteta em relação ao procedimento Jet Plasma. Pois pelo que pesquisei, teria duas modalidades, a jet plasma direcionado a área estética, no qual muitos colegas esteticistas estão trabalhando ou jet plasma medicals, que inclui muitos outros tratamentos, além da estética. Por gentileza, qual os procedimentos que o Biomédico Esteta esta apto para realizar com esta modalidade de trabalho ?

    • O Biomédico Esteta pode realizar o JET PLASMA apenas para fins estéticos e sem corte. Sabendo que alguns equipamentos realizam cortes é importante que o profissional devidamente habilitado pelo conselho de classe e capacitado para este procedimento não ultrapasse as limitações da profissão. Os biomédicos estetas realizam procedimentos estéticos, lembre se sempre disso, se for constatado que não se trata de uma disfunção estética, encaminhe seu paciente para um centro de saúde, assim poderá ter a orientação adequada para o caso.

  2. Olá, boa tarde! Sou formada em Técnico em Estética. Tenho interesse em iniciar o curso de graduação de biomedicina seguido da especialização de biomedicina estética. Dúvida: Posso “aproveitar” algumas matérias já cursadas no técnico em estética na grade curricular de biomedicina?

    • Tudo bem Fernanda? Segundo o MEC, toda carga horária e conhecimento adquiridos em nível técnico, só podem abater disciplinas e matérias noutros cursos técnicos. Toda carga horária e conhecimento adquiridos em nível de graduação, só podem abater disciplinas e matérias noutros cursos de graduação. Toda carga horária e conhecimento adquiridos em nível de pós-graduação lato-sensu, só podem abater disciplinas e matérias noutros cursos de pós-graduação lato-sensu… e assim por diante… Logo, matérias de curso técnico não abatem matérias de graduação. Nem mesmo matérias de cursos técnico de estética abatem de graduação de estética… o ideal é você ingressar na graduação o quanto antes. É um caminho de evolução! Vale a pena! abs!

  3. Olá, sou formada curso superior em estética e cosmética, estou cursando biomedicina. Mesmo já sendo formada em estética, vou precisar fazer uma pós em saúde estética?

  4. Existem maneiras de reconhecer cursos de estetica profissionalizante feitas em portugal a qual sou nacionalizada moro a 14 anos exerço a profissao , mais tenho desejo de voltar pra minha cidade Lagoa da Prata MG ,Como faço pravaler meus cursos cosmopolita e outros

    • Olá Thatiane, tudo bem? Se o seu curso for de graduação, siga os passos ensinados na matéria: Revalidação de diplomas emitidos no exterior. Com relação a cursos profissionalizantes, não temos conhecimento de revalidação aqui no Brasil, recomendamos que você entre em contato com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), eles podem esclarecer a sua dúvida.

  5. Boa noite. Tenho muito interesse em ingressar na área estética que abrange os injetáveis. Gostaria de esclarecer se o mais indicado é a graduação em Biomedicina e pós em Biomedicina Estética ou uma graduação em Fisioterapia com pós em Saúde Estética. O Fisioterapeuta com a pós em Saúde estética pode realizar os procedimentos injetáveis ou estes só podem ser executados pelos biomédicos estetas?
    Grata pela atenção.

    • Olá boa noite, tudo bem? Ambos os profissionais estão capacitados para realizar procedimentos estéticos injetáveis, por meio destes cursos, mas apenas o biomédico esteta tem a habilitação, o fisioterapeuta, pode atuar, mas apenas com um responsável técnico habilitado.

  6. Olá, então eu desejo fazer faculdade de biomedicina e depois uma pós em biomedicina estética, porém na minha cidade não tem especificamente uma pós em biomedicina estética, só tem uma graduação em estética facial e corporal, se eu fizer a faculdade de biomedicina e depois cursar mais dois ano de estética facial e corporal eu poderei fazer todos os procedimentos que um biomédico esteticista faz?

    • Olá Natasha, tudo bem? Para ser uma biomédica esteta e ser habilitada para realizar procedimentos injetáveis, você precisará cursar a graduação em biomedicina e depois a pós-graduação em biomedicina estética. O curso de estética facial e corporal não te habilita a realizar os mesmos procedimentos de um biomédico esteta.

    • Olá Natasha, tudo bem? O cosmetólogo não pode fazer aplicações de botox, apenas profissionais da saúde estética, como os biomédicos estetas, podem realizar esse procedimento.

    • Olá Pamella, tudo bem? Você deve se enquadrar no CNAE 9602-5/02 ATIVIDADES DE ESTÉTICA E OUTROS SERVIÇOS DE CUIDADOS COM A BELEZA.

  7. Sou Graduada em Biomedicina e gostaria de saber se a pós em saúde estética me habilita como biomédica esteta, ou tem que ser uma pós com nome específico de biomedicina estética?

    • Olá Loiziana, tudo bem? Se você é biomédica a sua especialização deve ser em biomedicina estética para conseguir a habilitação junto ao CFBM.

  8. Estou terminando a minha faculdade de biomedicina esyou no final e tenho uma clínica não sou formada ainda tenho vários cursos ja com certificado se eu praticar o q eu fiz no curso na minha clínica e se tiver uma biomedica q compre os produtos para mim estou prejudicando ela e a mim e o q devo fazer afuarfobuma respira urgente

  9. Bom dia! Fiz a faculdade de biomedicina e o estágio de 500 horas na área mas não protocolei o estágio na minha faculdade, há possibilidade de eu sair habilitada ou não?

  10. Boa noite, gostaria de saber qual das profissões a seguir tem mais liberdade na area de estética;
    Biomedicina com pos em biomecidina estetica, ou estetica e cosmética com pos em estética avançada ou famacia com pos em farmacia estética?
    Vou deixar aqui o link da faculdade que vou fazer; http://www.aems.edu.br
    qual curso e pos terei mais vantagem na area da estética?

    • Olá Andressa, tudo bem? Os biomédicos e farmacêuticos estetas realizam quase os mesmos procedimentos estéticos injetáveis, como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, intradermoterapia, entre outros. A graduação em estética e cosmética irá te capacitar para realizar procedimentos estéticos manuais, como limpeza de pele, drenagem linfática, massagens, entre outros procedimentos não injetáveis. Não podemos te afirmar qual graduação será melhor para você, esta é uma escolha sua. Recomendamos que pesquise mais sobre cada profissão e as instituições educacionais que oferecem os cursos.

  11. Boa noite!
    Sou Biomédica Esteta e trabalho em uma clínica de estética realizando procedimentos invasivos e injetáveis.
    Gostaria de saber se insalubridade se aplica nesse caso, uma vez que há exposição à material biológico.
    Grata.

    • Olá Lorena, tudo bem? É considerada atividade insalubre aquela em que o trabalhador é exposto a agentes nocivos acima dos limites tolerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, este não é o caso de profissionais que trabalham com procedimentos injetáveis em clínicas de estética.

  12. Olá boa tarde.

    Ano que vem 2018 me formo em Técnico em Estética, cursando na Instituição Senac, me duvida é:

    Sendo formado no curso técnico de estética pelo Senac, eu posso tirar minha licença para atuar na area?

    • Olá Felipe, tudo bem? Você estará habilitado apenas para realizar os procedimentos aprendidos em seu curso. Técnico em Estética ou Esteticista não tem habilitação nem capacitação para realizar procedimentos injetáveis como os biomédicos estetas.

  13. Boa noite, sou aluno de Nutrição e fui ao 1º Congresso de Nutrição Funcional, Esportiva, Estética e Gastronomia que ocorreu do dia 19 a 21 de maio no Centro de Convenções SulAmérica.
    Tenho meu crachá de lá ainda se preciso for, gostaria de saber se consigo uma declaração de horas complementares.
    Obrigado desde já,

    • Olá Marcus, somos apenas um blog de notícias não temos relação com o Congresso, sugiro que entre em contato com os organizadores do evento.

  14. Olá ! Meu nome é Roseane e estou terminando meu curso de tecnóloga em estética e cosmetologia. Quero fazer uma pós para que eu possa fazer tratamentos invasivos. Qual melhor curso? Posso fazer pós em biomedicina?

  15. Boa noite, tenho uma dúvida.

    Sou biomédica esteta e imaginologista e irei abrir uma microempresa com minha sócia. Até ai ok.
    Gostaria de saber se mesmo abrindo essa microempresa em sociedade e com tributação no simples nacional, posso assumir a responsabilidade técnica de outro estabelecimento?

    Grata.

  16. Olá, estou no sexto periodo de biomedicina e gostaria de saber se eu fizer um estágio de 500 horas supervisionado por uma fisioterapeuta dermato funcional é valido para me habilitar como biomedica esteta?

  17. Estou no 6º período de biomedicina, gostaria de saber se concluindo 500 horas em uma clínica de estética com supervisão de biomédico esteta eu conseguirei habilitação como biomédica esteta?
    Obrigada!

    • Olá Cíntia, tudo bem? Sim, essas são as exigências do Conselho para obter a habilitação com estágio, até o momento.

  18. Olá, boa Tarde!
    Sou biomedica, na minha cidade não tem a pos em em “Biomedicina estética”, mas, possui a pos em Saúde e estética “ com carga horário de 360 horas, fazendo a mesma posso ter meu título de especialista e atuar como Biomédica esteta?
    Desde já grata pela atenção!

    • Olá Lorena, a bioplastia é um procedimento estético invasivo não cirúrgico, para realizá-lo com respaldo legal é necessário que você faça uma pós-graduação em biomedicina estética.

    • Olá Karina, tudo bem? Não existe uma tabela salarial para biomédicos estetas, seria impossível calcular o quanto um profissional esteta ganha. Após ser habilitado em biomedicina estética, ele pode atuar em diversas clínicas, pode ser Responsável Técnico, pode abrir a sua própria clínica e atender quantos clientes quiser, alguns trabalham com alguns procedimentos mais complexos, portanto com um valor mais elevado. O salário de um biomédico esteta é ele quem faz.

  19. Olá, sou formada em biomedicina e vou fazer pós de biomedicina estética, gostaria de saber se posso fazer junto com a pós um curso de técnico em estética, se o técnico acrescentaria em algo ou não tem necessidade. Obrigada

    • Olá Isadora, tudo bem? Sim, você pode fazer cursos técnicos, a partir do 4º semestre da pós-graduação. Os cursos técnicos são ótimos para você aprimorar as técnicas aprendidas nas aulas, assim você se sentirá mais segura para realizar os procedimentos estéticos em seus pacientes.

  20. Sou biomédico esteta. gostaria de saber se por livre e espontânea vontade,
    posso usar o titulo de DR. no jaleco como outros profissionais fazem mesmo sem terem feito um Doutorado.

  21. Olá, Boa noite. Vou prestar vestibular em Dezembro, e gostaria muito te trabalhar na área de aplicações de ácido hialuronico, botox , trabalhar com fios de sustentação. Com a graduação de Estética e Cosmética (Bacharelado) , isso é possível? Ou cursando apenas Biomedicina isso será possível?
    Desse Desde já obrigada .

    • Para realizar procedimentos invasivos como preenchimento e botox ser biomédico esteta é imprescindível.

      Para ser biomédico esteta é imprescindível fazer a faculdade de biomedicina e fazer pós-graduação de biomedicina estética.

      A graduação de estética não valida especialização de biomédico esteta mesmo se você somar as 2 faculdades.

  22. Boa noite, quais os profissionais da área de estética ( Esteticista graduado, técnico em estética, dentista, médico, etc) podem assinar o estágio em ESTÉTICA obrigatório para graduandos em biomedicina,?
    É necessário que seja uma clinica com CNPJ ou somente o profissional com registro?
    Grata

  23. Boa noite, quais os profissionais da área de estética ( Esteticista graduado, técnico em estética, dentista, médico, etc) podem assinar o estágio obrigatório? É necessário uma clinica com CNPJ ou somente o profissional com registro?
    Grata

  24. Prezada Dra. Vivia,

    Agradecemos pelo seu contato e pela confiança depositada no CRF-SP.
    Em atenção ao questionamento enviado, esclarecemos que em nenhuma das legislações vigentes (Resolução CFF 573/2013, Resolução CFF 616/2015 e Resolução CFF 645/2017) consta a permissão para os farmacêuticos habilitados em saúde estética realizar os procedimentos de drenagem linfática manual e limpeza de pele.
    Diante do sobreposto, o farmacêutico habilitado em saúde estética não pode realizar os procedimentos mencionados, assim como outros não previstos nas legislações vigentes citadas acima e/ou não reconhecidos pelo CFF, conforme estabelecido pelo Código de Ética Farmacêutica abaixo:
    Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014 – Dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares.
    CAPÍTULO IV
    Das Proibições
    Art. 14 – É proibido ao farmacêutico:
    (…)
    III – exercer atividade farmacêutica com fundamento em procedimento não reconhecido pelo CFF.
    Para outras solicitações, permanecemos à disposição.

    Segunda duvida: podemos usar o CNAE 9602-5/02 – ATIVIDADES DE ESTÉTICA E OUTROS SERVIÇOS DE CUIDADOS COM A BELEZA como principal e o CNAE 8650-0/99 – ATIVIDADES DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE como secundário no MEI que ela está abrindo? Vimos em alguns sites esses CNAEs como principais opções.

    • Prezada Talita… todo profissional pode exercer 2 ou mais profissões ao mesmo tempo.

      A recomendação para que alguém formado em farmácia ou qlq outra profissão da saúde é que a mesma se intitule esteticista.

      Separe a drenagem linfática e entre outros procedimentos não reconhecidos pelo CFM numa listagem de procedimentos a parte da lista de procedimentos ofertados enquanto farmacêutica esteta.

      Dessa maneira não incorre em exercício ilegal da profissão.

      Outra maneira é ter uma esteticista contratada no estabelecimento.

  25. Desculpa mas tive que dividir o comentario em 2 partes !!
    Boa tarde, minha irmã concluirá a Pós em Farmácia Estética no Nepuga agora em Outubro/2017, já está em andamento com a abertura do MEI e da liberação da Vigilancia Sanitaria para a clinica dela, mas temos um porém, estamos em uma pequena discussão com o CRF pelo fato de que eles alegam que ela não poderá realizar Drenagem Linfática nem Limpeza de Pele como opção a mais na clinica que irá abrir. Ela tem o curso livre de Drenagem facial e corporal, modeladora e também o de limpeza de pele, fora os outros cursos livres da area de estética que fez para complementar o atendimento como, sobrancelha, bambuterapia etc… Nossa primeira dúvida é: se são cursos livres, porque ela não pode exercer? Quer dizer que se ela não fosse graduada em farmácia e só tivesse os curso livres poderia?
    Abaixo a resposta que o CRF nos enviou sobre tal questionamento:

  26. Ola gostaria de saber se biomédicos esteta já que pode trabalhar com procedimentos minimamente invasivos pode trabalhar com injetáveis do tipo bcaa/ aminoácidos / vitamina d e etc

  27. Biomedica, pós graduanda em estetica avançada. Cursos livres de capacitação em Botox e preenchimento com ácido hialurônico, intradermoterapia e procedimentos injetáveis em microvasos, posso atuar nesses procedimentos em uma clínica, com um responsável técnico médico?

    • Olá Luana, tudo bem? Se você é biomédica e está capacitada para trabalhar com esses procedimentos, você pode sim atuar em clínicas de estética, desde que tenha um responsável técnico respondendo por suas ações.

  28. Boa tarde, sou técnica em estética, estou cursando Biomedicina, e recebi uma proposta de estagio de uma dermatologista especializada em estética, gostaria de saber se eu fizer meu estágio com ela, e fazendo cursos livres, me dá a habilitação em estética, mesmo o estádio sendo remunerado? E oque deve ter no estádio de obrigatório para ter essa habilitação?
    Desde já agradeço

  29. Olá Andrey, tudo bem? Você está certo, alunos de biomedicina não podem realizar procedimentos estéticos como a aplicação de toxina botulínica e preenchedores, mesmo com um RT. Ela pode sim, a partir do 6º semestre realizar o curso de capacitação, mas atuar apenas após formada e ainda assim precisará de um RT. Se a Vigilância Sanitária ou Conselho de Classe descobrirem que ela vem atuando ilegalmente, a clínica poderá ser autuada, juntamente com o Responsável Técnico, que poderá ter a sua licença caçada.

  30. Fui chamado para trabalhar em uma clínica, espaço de estética, onde a dona está cursando biomedicina e é formada em estética. Ela possui o curso de botox e preenchimento com ácido hialurônico.
    Sou dentista e disse a ela que não poderia realizar Taís procedimentos, pq ela é aluna . Porém, ela disse que o seu advogado a orientou que se houvesse um RT, ela poderia sim.
    Estou no aguardo dessa dúvida.
    Um abraço a todos.

  31. Olá, gostaria de saber onde fazer uma denúncia contra uma pessoa que exerce a profissão de esteticista sem ter formação e ainda por cima receita medicamentos para os clientes.

  32. Olá, estou abrindo uma clínica estética. Não teremos procedimentos cirúrgicos, portanto a necessidade se faz apenas de biomédico como responsável técnico. Devo registrar minha empresa como clínica ou centro de estética?

    • Olá Sheila, no universo contábil e fiscal apenas os médicos podem registar clínicas de estética. Os demais profissionais liberais da saúde registram centros de estética. O termo clínica de estética pode ser utilizado para divulgar os seus serviços, o que muda é só o registro. Consulte um contador para te auxiliar nessa empreitada. Boa sorte!!

  33. BOA TARDE!
    SOU FISIOTERAPEUTA COM ESPECIALIDADE EM BIOMEDICINA, E COMO TAL, JÁ ESTOU HABILITADA A TRABALHAR COM PROCEDIMENTOS INJETÁVEIS, NÃO É VERDADE? TODAVIA, OS LABORATÓRIOS NÃO ESTÃO LIBERANDO OS PRODUTOS PARA NOSSA CLASSE, ALEGANDO QUE SOMENTE TEM AUTORIZAÇÃO DE VENDAS AOS MÉDICOS. COMO PROCEDER?

    • Olá Eliane, entre em contato com o seu conselho de classe, eles tem uma resolução que te defende e poderão te orientar como proceder.

  34. Olá Franciele,
    Para atuar na área de saúde e estética com procedimentos injetáveis é preciso fazer uma pós-graduação em Biomedicina Estética.

  35. Olá, bom dia! Tenho curso superior em Ciências Biológicas e técnico em estética, trabalho na área à 9 anos, em uma clínica fazendo procedimentos não invasivos( massagens modeladoras, drenagem linfatica e limpeza de pele).Tenho interesse em fazer Biomedicina , após terminar, preciso fazer a pós em Biomedicina esteta para realização de procedimentos injetáveis? A minha experiência de 9 anos conta pra algo? Desde já agradeço.

    • Os homens doutores que têm talento para tratar e respeitar a vaidade feminina, mesmo os heteros, têm muitas vezes mais clientes que as mulheres doutoras. Tem muito publico feminino que prefere se tratar com homens.

  36. Olá! Não pretendo abrir clínica, mas sim prestar serviços em outras clínicas. Gostaria de saber se posso fazer MEI ou se tenho que ser profissional autônomo? E gostaria de saber se depois que incluir a habilitação de biomédico esteta no conselho, se paga valor a mais além da anuidade?

    • Olá Bruna. MEI é para profissões desregulamentadas. A biomedicina é profissão liberal regulamentada. Portanto, a MEI não se aplica. Apenas para esteticistas. Você pode exercer 2 ou mais profissões por vez, direito constitucional. Entretanto, é possível sim hora atuar como esteticista por MEI, e quando estiver habilitada para realizar procedimentos invasivos estéticos, você muda para ME – Micro Empresa e se regulamenta como pessoa física e jurídica no CRBM de sua região.

  37. Sou Tecnólogo em Estética, me associando ao Crbm tenho direto também de pertencer a Sociedade brasileira de biomedicina estética e participar de congressos relacionados a estética promovidos pela mesma ?
    Desde já Grato.

  38. Boa tarde!
    Sou biomédica formada, porém não possuo especialização em estética.
    Vou começar a fazer em setembro de 2017.
    Gostaria de saber se posso fazer aplicação de laser para o fim dos pêlos.

    • Qualquer atuação na estética (excetuando procedimentos invasivos de qualquer nível de intervenção) pode ser feita por você desde que não se apresente como biomédica especializada em estética.

  39. Sou formado em Biomedicina estou querendo fazer uma pos graduação biomedicina estética pelo método Ead, porém a instituição ela tem essa pós legalizada pelo MEC, só que não tem aulas práticas a instituição me aconselhou encaminhamento para um estágio em minha cidade fazendo assim cobriria as exigências das práticas ,obtendo assim boa cargo horária o que vocês acham terei algum problema na validação desta pós no conselho?

    • Sousa o melhor é procurar junto ao CRBM de sua região se sua pós será aceita por ser EAD. Geralmente não se aceita pós sem prática supervisionada por um biomédico esteta.

  40. Boa tarde, sou biomedicina com especialização em microbiologia, gostaria de saber se posso fazer outra graduação em estética e cosmética… e se assim posso atuar como biomédica esteta.pois onde vivo não tem pos em estética.

    • Fernanda, no passado isso era possível. Atualmente o Conselho não mais aceita pós ou graduação de estética mesmo você já sendo biomédica.

  41. Boa tarde!
    Estou cursando o 3 semestre de Biomedicina, já com interessa na área estética.
    Devido esta minha decisão, já iniciei meus estudos de pesquisa.
    Escrevi um artigo de revisão sobre fotoenvelhecimento, de poucas páginas e gostaria de saber como proceder para submeter a avaliação de vocês? Se seria possível, caso aprovado, publicar no blog de vocês?
    Pelo fato da minha faculdade não nos orientar nesta área, alguns professores estão me ajudando a montar uma linha de pesquisa.

    Desde já agradecido
    Raul Castilho

  42. Estou concluindo a graduação em Biomedicina com habilitação em estetica, além das disciplinas em estetica do centro universitario já conclui 600 horas em estágio em uma clínica de biomedicina estetica, fiz cursos livres na Nepuga e em outros locais, porém minha formatura será apenas mês que vem. Tenho proposta numa clínica, posso atuar como esteticista com procedimentos não invasivos até a formatura?

  43. sou enfermeira,estou pretendendo fazer uma pos em estetica,qual seria?enfermagem esteta ou biomedicina esteta??quais os procedimentos serei habilitada para fazer?

  44. Olá, estou cursando o 6º semestre em biomedicina, pretendo fazer o estágio obrigatório para habilitação em estética a partir do 7º semestre, mas já quero começar a me especializar na área, quais curso posso começar a fazer? Com o curso livre de depilação a laser, já posso começar a atender? Obrigada!

  45. Sou biomédica habilitada em patologia clínica, fiz um curso de carboxterapia, estou interessada em fazer outros cursos com peim, intradermo, hidrolipo… Com esses cursos eu posso trabalhar em uma clínica de estética e usar meu crbm para realizar os pedidos dos produtos utilizados? eu teria algum problema legal?

    • Maria, voce não poderá exercer apenas os procedimentos invasivos injetáveis… todos os demais sim, mas como esteticista. Nao pode se apresentar como biomédica.

  46. Olá! Sou formada em biomedicina e tenho habilitação apenas em patologia clínica e estou terminando a especialização em estética. Tenho 3 dúvidas.
    1. Posso abrir o MEI como esteticista e atuar realizando apenas procedimentos comuns de técnicos em estética até que saia minha habilitação?
    2. Posso realizar cursos livres de procedimentos injetáveis para ter mais certificações na área? Claro que, sem atuar até possuir a habilitação em biomedicina estética.
    3. Minha especialização é em Estética e dermocosmetica, ao saber que não sairia habilitada em biomédica esteta, algumas alunas do curso exigiram que a instituição se regulamentasse para que tivéssemos a habilitação correta e agora vão nos proporcionar módulos de procedimentos injetáveis. Quero saber se isto será o suficiente para obter a habilitação?
    Obrigada e aguardo retorno.

    • 1. Sim pode sim!
      2. Sim pode sim ir se preparando por antecipação!
      3. Depende se o projeto dessa pós graduação estiver devidamente registrada no E-MEC.

  47. Olá, boa noite!
    Sou formada em Biomedicina e curso Biomedicina estética pelo Nepuga, em Cuiabá. Vi pelos comentários que posso ir atuando como esteticista, recebi uma proposta de emprego e pretendo aceitar. Por enquanto, irei atuando como esteticista na clínica não irei fazer invasivos antes da conclusão da pós. Gostaria de saber se mesmo estando trabalhando na clínica de carteira assinada como esteticista e tendo um RT, posso estagiar na clinica pelas 160 horas que são pedidas para conclusão da pós? E se posso basear meu TCC em atendimentos Home care?
    Aguardo resposta.
    Abraços!

  48. Boa Noite,Sou formada em biomedicina e e vou fazer uma especialização em DERMOESTÉTICA E COSMETOLOGIA e gostaria de saber se juntamento com a especialização eu fizer cursos livre de injetáveis,posso atuar como biomédica esteta?

    • Ana Gabriella, vc terá de prestar a prova de título, mas ainda sim, terá de comprovar pelo menos 2 anos na área além da soma dos cursos e pós + prova.

    • Bom dia. Isso é possível apenas fazendo faculdade de biomedicina e depois a pós-graduação (habilitação definitiva) ou passando na prova de título (renovada a cada 2 anos).

  49. Olá boa tarde, sou formada em biomedicina e estou concluindo a pós graduação em “Estética dermato funcional” gostaria de saber se quando eu concluir a pós graduação já vou ser habilitada como biomédica esteta?

    • bom dia, sua pós é válida como curso e carga horária para prova de títulos, não dá habilitação direto. somente pós de biomedicina estética o conselho reconhece. a prova de títulos deve ser renovada a cada 2 anos. com a pós de biomedicina estética vc ganha definitivamente a habilitação.

  50. Sou fisioterapeuta e técnica em estética pelo senac. Fazendo uma faculdade de biomedicina em media quantas matérias eu poderia abater? e em quantos anos concluiria o curso?

    • Edileuza bom dia, somente um coordenador de faculdade de biomedicina pode responder sua pergunta. varia de faculdade para faculdade.

  51. Bom dia!
    Qual a diferença entre uma depilação a laser e a foto depilação?
    Quais os profissionais que são habilitados para manusear estes tipos de equipamentos a laser?
    Obrigado.

    • Bom dia Anderson! Depilação a laser geralmente é um termo atribuído para lasers de diodo, um feixe de luz concentrado e focado. A foto depilação é uma denominação geralmente utilizada para aplicação de luz intensa pulsada que são vários feixes de luz dispersos e pouco focados.

      Todos os profissionais são habilitados a trabalhar com esses equipamentos. Não há lei que regulamente o uso desses equipamentos.

  52. Olá! Sou biomédica e faço pós graduação em biomedicina estética. Mas queria saber se posso também fazer pós em nutrição ou alguma área da nutrição?

  53. Boa tarde, sou biomédica e estou finalizando a minha pós graduação em biomedicina estetica. Quero abrir uma clinica e gostaria de saber se posso me inscrever no MEI como esteticista, mesmo fazendo procedimentos invasivos, ou seja, posso ter problema ao dar nota fiscal? Obrigado

    • Dra Luiza converse direto com o seu contador 😀 fica a dica. não podemos lhe responder por aqui.

      A priori não. Todo profissional liberal não pode ser MEI. Mas… converse com seu contador. Você pode exercer 2 ou mais profissões ao mesmo tempo. Hora biomédica hora esteticista. Converse com seu contador.

  54. Bom dia! Sou biomedica à muitos anos e há 5 anos que trabalho com estética, tenho curso de intradermoterapia e microvasos ,preciso da habilitação de biomedicina estética, posso fazer o estágio de 500 horas em uma clínica para obter esse certificado ?
    Ou se eu fizer o curso de botox e preenchimento eu já consigo a habitação em biomedicina estética?

    • Boa tarde Dra. Regime de estágio somente cursando graduação de biomedicina ou pós-graduação de biomedicina estética. No seu caso seria melhor fazer mais cursos e prestar a prova de título. A inconveniência é a obrigatoriedade da renovação a cada 2 anos. Já com título de especialista de biomedicina estética você obtém habilitação definitiva.

  55. BOM DIA, GOSTARIA DE SABER SE A PÓS EM BIOMEDICINA ESTÉTICA DO NEPUGA É LIBERADA PARA ATUAÇÃO EM PORTUGAL, TENHO MUITO VONTADE DE REALIZAR ESSA PÓS, MAS PRETENDO ME MUDAR PARA PORTUGAL E QUERO SABER SE LÁ POSSO EXERCER ESSA FUNÇÃO.

    • Daniela, primeiramente é necessário saber se tem biomedicina em Portugal. Depois, se o conselho de lá reconhece a área da estética como atuação biomédica.

  56. Boa noite, tenho duas dúvidas. Sou formada em biomedicina e faço pós graduação em biomedicina estética, estou na reta final da pós já, faltam alguns meses. Fiz alguns cursos por fora e tem um que eu gostaria muito de já estar fazendo, que é pra estrias, tenho certificado e tudo, comprei o aparelho e tal, mas não sei se somente com o certificado, sem terminar a pós graduação, já posso fazer. Essa é a primeira duvida.
    A segunda, é que tem um espaço em minha casa, uma sala vazia, onde eu queria montar meu próprio negócio. Preciso fazer algo para começar? Regulamentar? Pq na verdade, por enquanto não ia trabalhar com injetáveis, somente com aquilo q fiz curso por fora e tenho certificado.

  57. Boa noite..
    .

    Sou fisioterapeuta com especializada em estetica e gostaria de saber se posso fazer pós em biomedicina estética e atuar como tal legalmente???

    • você pode fazer a pós de Saúde Estética, e a forma de atuar legalmente é estando em dia com seu conselho de classe, com a vigilância e se for preciso teria de ter parceria com um profissional RT pela clínica caso o CREFITO de sua região for contra fisioterapeuta realizando procedimentos invasivos injetáveis, o que seria um absurdo já que a prática de carboxiterapia é permitida e tem os mesmos princípios técnicos.

  58. Minha irmã é formada em biomedicina e pós graduada em estética, e eu curso Biomedicina – segundo ano. Procurei saber em vários lugares mas não encontro resposta: vou começar a trabalhar com ela na clínica dela, posso ser registrada como estagiária de biomedicina?

    • pode ser sim estagiária da sua irmã! basta fazer o contrato direto no CIEE ou veja se a coordenação do seu curso tem modelo de contrato. Recomenda-se pedir por escrito através de pedido na secretaria do seu curso, pois assim não tem como a coordenação procrastinar…

  59. Sou estudante de biomedicina e gostaria de saber se eu fazer um dos cursos de aprimoramento do Nepuga estarei habilitado a trabalhar com o que aprendi no curso após me formar na graduação .

    • Nenhum curso habilita sozinho. Desta maneira que você deseja somente apresentando os certificados dos cursos para cumprimento mínimo de carga horária + 2 anos de comprovação de atuação na área + prova de título que se renova a cada 2 anos também. A melhor saída é e sempre será investir numa pós-graduação. Mesmo porque habilitação sem pós-graduação é ilícito se denominar biomédico especialista em biomedicina estética. Especialista é só para quem faz a pós-graduação especialização lato-sensu, ou seja, a pós voltada para atuar no mercado de trabalho, diferente de pós acadêmica (para quem quer dar aulas – mestrado) e científica (para quem quer fazer pesquisa – doutorado)….

  60. Olá, sou formada em Biomedicina e atualmente estou cursando a Pós graduação em Biomedicina Estética no NEPUGA com conclusão em outubro de 2017. Tenho proposta de emprego para atuar em clínica de estética como esteticista, aplicando eletroterapia, mantus e outros aparelhos, mas nada de injetáveis, fio de sustentação, etc. Apenas aparelhos. Eu posso aceitar a oferta de emprego ou preciso esperar a conclusão da pós graduação? Em caso de ter que esperar, existe alguma alternativa como atuar como estagiária? Obrigado

    • Pode aceitar sim de imediato, sem quaisquer burocracias! O exercício de 2 ou mais profissões é totalmente permitido pela Constituição. Ser esteticista não precisa ter tecnólogo apesar de ser indicado ter curso nas áreas. Como você é pós graduanda em biomedicina estética terá de ser apresentar ao público como esteticista. No momento em que obter o título de especialista e sua habilitação, poderá atuar e se identificar como biomédica esteta especialista em biomedicina estética.

  61. Ola sou biomedica cursando biomedicina estetica… irei apos formada prestar servicos numa clinica onde o RT eh fisioterapeuta dermato funcional. Tenho que abrir uma micro empresa para prestar servico la? Existe MEI para biomedico? Obrigada

    • Olá Dra Regiane voce poderá abrir MEI somente para realizar procedimentos estéticos não invasivos e se declarar ao público como esteticista pois a profissão estética ainda é considerada como profissão de ofício “CBO”. E para profissões da CBO o MEI é perfeito. Para profissões da saúde que estão submetidas a Conselhos de Classe são consideradas como profissionais liberais, portanto, só podem ser enquadrados no SIMPLES.

      Obtenha mais informações em Como Enquadrar sua Clínica de Estética

  62. Boa noite meu nome é Renata e me formei em biomedicina em 2001 nunca exerci a profissão, na minha época não tinha esta área estetica achei o máximo, gostaria muito de voltar para e fazer biomedicina estetica? Uma dúvida a Dra acha q estou muito tempo fora da área e por isso não acompanharia o curso? O que me aconselha? Obrigada

    • Renata sempre é tempo de voltar aos estudos. Quaisquer dificuldades eventuais você consegue encontrar tempo para relembrar a base. Na área da saúde quanto mais madura for a profissional, mais crédito ela tem. Na estética, em especial, a autoimagem é bem importante independentemente da idade. Nós mesmas somos as primeiras pacientes a ter os cuidados estéticos e de antiaging.

  63. Olá boa noite,
    estou no meu último ano da graduação de biomedicina.
    se eu cumprir 500h de estágio em uma clinica que possuem tratamentos estéticos como carboxiterapia, lazer, luz pulsada, radiofrequência entre outros, e ser supervisionada por uma fisioterapeuta dermato funcional consigo habilitação em biomedicina estética?

    • pode sim! só que na sua habilitação vai sair uma restrição de que não poderá realizar botox e entre outros procedimentos caso vc não apresente nenhum curso específico para isso.

  64. Sou formada em biomedicina, na cidade onde moro tem pos em estética e imagem corporal … Posso fazer essa pos e me tornar biomédica esteta? Poderei então aplica botox???? Aguardo retorno

    • na verdade não. isso já foi permitido no passado, atualmente não. você provavelmente terá de fazer uma prova de título e renovar a cada 2 anos ou mudar para pós de biomedicina estética e nunca mais ter que fazer prova de título…

  65. Bom dia!
    Graduanda em Biomedicina e Esteticista há 12 anos , com vários cursos e congressos.
    -Necessito realizar o estágio obrigatório na área de estética ou poderia usar minha comprovação para obter a habilitação, sendo assim, dispensada do estágio?

    • melhor você fazer o estágio pois essa carga horária acadêmica é específica para quem quiser habilitar pela via da graduação em biomedicina. A sua carga horária de anos como esteticista conta na prova de título que é outra via. Uma independe da outra e não juntam carga horária. Você terá de escolher a melhor maneira para atingir seu objetivo.

  66. Bom dia!
    Graduanda em Biomedicina e Esteticista há 12 anos , com vários cursos e congressos.
    -Necessito realizar o estágio na área de estética para a habilitação?
    -Poderia estagiar em outra área e usar meus cursos e tempo de experiência para obter a habilitação em Estética, me graduando, assim, em duas habilitações?
    Grata

  67. Olá tudo bem?
    Sou bastante leiga nessa área, sou formada em turismo mas decidi sair dessa área e ir para estética, abrir meu próprio negócio. Minha maior duvida é, faço uma faculdade de estética (3 anos de duração) ou seria melhor fazer a faculdade de biomedicina (4 anos de duração) e depois ainda fazer uma pós em biomedicina estética?
    Tenho vontade de realizar limpezas de pele mas tambem gostaria de oferecer botox e outras coisas mais invasivas. Qual caminbo é o mais indicado? Uma faculdade de estetica e depois fazer uma de biomedicina ja tirando as materias em comum ou começar uma faculdade de biomedicina?
    Meu medo é demorar mais para entrar nk mercado de trabalho se iniciar primeiramente a faculdade de biomedicina!!
    Pode me dar umwa luz? Rsrs e desculpa pelo super texto!!
    Beijos e obrigada pela atenção!!!

    • Fernanda se seu sonho é crescer na profissão através de procedimentos mais elaborados em que você trabalha menos e ganha mais… então opte por investir mais nos seus estudo e siga o caminho mais longo pois a recompensa será maior tb.

      • No caso a biomedicina estética me permitiria trabalhar com mais procedimentos, correto?
        Não me preocupo tanto com o caminho longo, estou meio perdida em como começar esse caminho.
        Como estou para começar a faculdade, ainda decidindo entre estética ou biomedicina, gostaria de saber sua opinião profissional, pois você já esta familiarizado nesse assunto.
        Poderia me responder novamente? Me desculpe, mas continuo com a mesma dúvida, mesmo com a sua resposta.
        Obrigada

  68. Boa tarde. Tenho duas dúvidas.. a primeira, se sou formada em Biomedicina e fazer alguns cursos em estéticas posso ir atuando na área de estética enquanto não terminar minha pós em estética??

    Outra dúvida é. Posso atuar normalmente como Biomédica esteta se eu fizer uma pós em biomedicina estética porém a distância???
    Aguardo retorno.. Obg

    • Resposta 1 – poderá atuar somente sob a responsabilidade técnica de um profissional já habilitado. Você com as habilidades adquiridas em cursos de injetáveis terá um currículo bem interessante para uma série de clínicas, redes e franquias.

      Resposta 2 – sim, porém o programa da sua pós terá de ter uma carga horária prática presencial muito forte pois os conselhos da saúde andam reprovando alguns certificados EAD, eles são bem resistentes à capacitação de um profissional formado à distância por falta de comprovação prática e vivência prática com outros colegas, infraestruturas ambulatoriais e pacientes reais.

  69. Sou formada em Graduação Estética e Cosmética, agora quero fazer Biomedicina terminando os 4 anos posso ja trabalhar como Biomédica Estética???? ou ainda preciso fazer uma Pós na área??

    • Oi Ana Paula, sim, você teria que fazer a pós de biomedicina estética para obter todo o conhecimento e habilidade prática pra enfrentar o mercado de trabalho na atual realidade. A sua vantagem é que você poderá já ir trabalhando durante a graduação de biomedicina e durante a pós graduação.

  70. Olá , vou iniciar o curso de biomedicina e pretendo fazer uma pós em estética. Andei pesquisando em muitos lugares mas não achei nada sobre a carga horária de trabalho do biomedico esteta. Sao quantas horas de trabalho? qual o piso salarial? e posso realizar procedimentos invasivos com ou sem a supervisão de um médico? pf me respondam !!

    • Tamili boa noite, quando vc se formar como biomédica terá de fazer a pós em biomedicina estética. Quando se especializar poderá aplicar qualquer procedimento invasivo injetável com a sua própria responsabilidade técnica. Você não vai depender de nenhum outro tipo ou classe profissional.

      O que quer dizer com carga horária de um biomédico esteta? Piso salarial de um biomédico esteta? Quando um biomédico escolhe a estética geralmente ele não está procurando se submeter à CLT, geralmente, ele quer trabalhar por conta própria ou ter sua própria empresa (clínica de biomedicina estética) pois dessa maneira ele pode controlar seus horários e aumentar seus ganhos muito acima de qualquer piso salarial da categoria. Deve ser por isso que você não encontrou nada.

      Caso você queira trabalhar como empregada dos outros, você poderá apenas trabalhar 6 a 8 horas se não me engano. Parece que o Sindicato dos Biomédicos permite jornada entre 6 a 8 horas. O piso salarial do biomédico de qualquer especialidade e pouco mais de R$ 1.600,00. 2 aplicações de toxina já rendem mais de 1.600 reais, um pacote de estética facial e corporal rende mais de 1.600 reais…

      Ainda, quem trabalha para clinica sob regime CLT geralmente não se limita ao piso salarial, cobra-se comissão.

      Se o biomédico esteta for contratado como CLT e assumir a responsabilidade técnica do estabelecimento o que se paga é de R$ 3000,00 a R$ 5000,00 mais comissão por tudo o que for realizado por ele (geralmente os procedimentos invasivos injetáveis)….

      Enfim… é uma ótima área para trabalhar e com excelentes perspectivas. O mercado está contratando muito biomédicos estetas.

  71. Ola , vou iniciar o curso de Biomedicina, quero me especializar em estetica, gostaria de uma dica, seria viavel antes fazer um curso tecnico de estetica, para obter a pratica?

    • Fernanda, com o curso técnico você já consegue atuar com os procedimentos mais básicos e aumenta sua chance de se inserir no mercado. Se você conseguir conciliar o curso técnico de estética com a faculdade de biomedicina será uma ótima combinação para alcançar sua independência o mais rápido possível. 😀

  72. SOU FORMADA EM BIOMEDICINA E GOSTARIA DE REALIZAR UMA PÓS GRADUAÇÃO EM ESTÉTICA, ONDE MORO ATUALMENTE ENCONTREI UMA INTITULADA DE DERMOESTETICA E COSMETOLOGIA. COMO POSSO SABER SE A GRADE CURRICULAR É INDICADA PARA BIOMÉDICOS? NO PANFLETO DA PROPAGANDA DA FACULDADE DIZ QUE É PARA BIOMÉDICOS, FARMACÊUTICOS E FISIOTERAPEUTAS. JA TENTEI ENVIAR MSG PARA O CRBM DA MINHA REGIÃO E NÃO CONSEGUI. VCS PODERIAM ME ENVIAR UM EMAIL DE ALGUÉM QUE POSSO VER A GRADE CURRICULAR E ME ORIENTAR? DESDE JÁ OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

    • Prezada Patricia, a resolução é clara, você precisa fazer uma pós de biomedicina estética. A faculdade pode oferecer o curso dela para quem ela quiser no publico alvo, o problema depois vai ser seu com o Conselho. Sempre procure pós de biomedicina estética.

  73. olá
    Sou Biomédica comecei uma pós agora em estética, mas queria começar no mercado de trabalho. Se eu realizar cursos como por exemplo os que a Nepuga oferece de carboxi e outros eu já posso ir atuando?

  74. Bom dia! Me formei em biomedicina e me habilitei na área da biomedicina estética através do estágio supervisionado. Estou começando a trabalhar por minha conta agora e pretendo começar com massagens e coisas simples, para depois que tiver alguns clientes passar a oferecer outros serviços mais direcionados à biomedicina estética. Isso é possível? Posso atuar como esteticista sendo habilitada em biomedicina estética? Quero ter certeza de estar dentro das normas!

    • Sim Mariana! Você pode sim iniciar com limpeza de pele mesmo que não esteja previsto na resolução, pois para exercer como esteticista basta ter um curso livre, graduação tecnológica não é obrigatória e a Constituição permite o exercício de 2 ou mais profissões. Enquanto estiver prestando apenas o serviço de limpeza de pele você deve se identificar também como esteticista.

      A dúvida que fica para nós do Portal da Biomedicina Estética é por que você não está ofertando serviços estéticos mais elaborados? Por que apenas a limpeza de pele? Como foi seu estágio para o Conselho lhe habilitar?

  75. Olá,boa tarde.Sou Biomédica formada a muitos anos.Tenho especialização em outra área,mas estou interessada em estética. Atualmente não tenho condições de pagar um curso, seja ele de pós-graduação ou cursos básicos.Há alguma possibilidade de trabalhar ou fazer estágio sem nenhuma experiência para começar?Obrigada

    • Cristiane, possibilidade sempre existe, mas as chances ficam cada vez mais reduzidas se você não tiver nenhum curso ou experiência na área. É como procurar emprego e oportunidades em qualquer outro setor. Quanto maior o seu conhecimento e domínio, suas chances aumentam. Não há como fazer estágio sem estar vinculada à uma pós-graduação ou graduação. Estágio não é vínculo trabalhista, mas sim, acadêmico. Muitas pessoas procuram empregos em faculdades e institutos para trabalhar na área administrativa em horário comercial e no turno restante do dia/noite fazem uma graduação ou pós-graduação como incentivo e cortesia da instituição educacional. Acho que ai existe sim uma boa chance para pessoas com o perfil situacional semelhante ao seu. Esperamos ter ajudado. Cordialmente.

  76. Olá.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas para obtenção da habilitação em Biomedicina estética.
    Já sou formada em Biomedicina, porém gostaria de saber se fazendo o curso de tecnólogo em estética e cosmética me dá o direito na habilitação de estética, ressaltando que de acordo com o conselho, o mínimo para obtenção do mesmo é 360Hs e no curso tecnólogo é de 2.560 H.

    Posso assim que concluir dar entrada na habilitação em estética com o curso de tecnólogo ou é necessário fazer a pós-graduação em Estética? Ressaltando, que outros cursos estão sendo agregados para somatizar.

    • Primeiramente Mary gostaríamos de agradecer pelo o seu contato e confiança.

      Veja que na resolução da biomedicina estética do CFBM é solicitado expressamente o título de pós-graduação e não de graduação. Graduação e Pós-Graduação pelo MEC e por Lei da Educação são níveis totalmente distintos. Graduações possuem carga horária maior porque abordam disciplinas básicas e mais amplas, tanto que você aprende um pouco de tudo de cada especialidade. Pós-Graduações já partem do princípio que as disciplinas básicas já foram cumpridas anteriormente e entram direto nas disciplinas de aplicabilidade e especificidade de uma determinada realidade de mercado e ou científica com o objetivo de aprimorar os conhecimentos/práticas do profissional já graduado.

      Graduação em Estética não dá titulação de especialista em Biomedicina Estética mesmo somando as 2 graduações (Biomedicina + Estética). Graduações dão títulos em níveis de: tecnólogos, bacharelado e licenciatura. Pós-Graduações titulam em níveis de: especialista, mestrado e doutorado.

      Em suma, com 2 graduações, independentemente do volume de carga horária, pois não se analisa a quantidade de carga horária, mas sim a qualidade e especificidade das disciplinas envolvidas, da forma como você está hoje, está alcançando o direito de ser Esteticista Tecnóloga e Biomédica Bacharel (Analista Clínica provavelmente), sendo insuficiente atingir a habilitação por meio de titulações acadêmicas.

      Assim sendo, é imprescindível que você ingresse numa pós-graduação lato-sensu de biomedicina estética para atingir o nível acadêmico de especialista. Mesmo por que o conselho só tem aceitado somente dessa forma, quando no passado aceitava tão somente a pós de estética.

      Esperamos ter tirado suas dúvidas.

  77. Olá! Tenho bacharelado em Ciências Biológicas e gostaria de saber se eu poderia fazer uma pós em estética e estar habilitada para fazer procedimentos estéticos.

    • Lygia, toda pós graduação é voltada para o graduado. Se você tem graduação logo pode fazer pós-graduação que quiser.

      É preciso entender a separação de 2 coisas. A educação e o exercício profissional. A educação todos tem direito ao acesso. Não há nada que lhe impeça para aprender sobre o que você quiser. Titulação de especialista lato-sensu em estética você recebe da IES com autorização do MEC.

      Só que! O exercício profissional é de competência Constitucional do seu Conselho de Classe. Habilitação é emitida pelo Conselho de Classe, somente este tipo de órgão pode lhe autorizar a trabalhar com estética enquanto você atuar como bióloga.

      A saída é hora atuar como bióloga e hora atuar como esteticista. Quando você tiver a pós de estética você poderá se intitular “Esteticista” (pois o exercício na estética convencional independe de Conselho de Classe pois a área é desregulamentada), mas nunca como “Bióloga Esteta” pois esta área/especialidade na Biologia ainda não foi reconhecida pelo CFBio.

  78. Olá.aou técnica em estética e também estou fazendo biomedicina.penso em me habilitar em biomedicina estética.Minha dúvida é:posso atuar como profissional das 2 áreas?
    Pois fiquei sabendo que não poderei fazer drenagem sendo esteticista e biomédica esteta.

  79. Olá, sou Biomédica com habilitação em Patologia Clínica, e pretendo fazer, primeiranente, o curso livre com aplicações de Botox e preenchimento facial. Gostaria de ser orientada por vocês, se poderei atuar no mercado de trabalho só com o curso livre de procedimentos invasivos ou terei que primeiro fazer pós em Biomédica esteta para poder trabalhar?

    Grata!
    Cristiane

    • Olá Cristiane, tudo bem? Enquanto graduanda e pós-graduanda sem habilitação você pode exercer os procedimentos invasivos injetáveis em regime de estágio sob a Responsabilidade Técnica de um profissional habilitado. A vantagem é que você cumpre as horas educacionais da graduação e ou pós-graduação, ganha experiência e pode também ser remunerada por isso. Para o empregador as vantagens é valor médio de mercado para o piso do estágio e não gerar vínculo trabalhista. Essas são as 2 principais razões para contratar biomédicos estagiários em estética com cursos para injetáveis.

  80. Boa tarde!
    Sou estudante de estética e cosmética, e me interessei pelo curso Biomedicina em estética, gostaria de saber em quais faculdades existe esse curso para graduação, pois tenho procurado mas não consigo achar.

    Muito obrigada.

    • Boa tarde Letícia. Graduação de Biomedicina lhe prepara para mais de 36 áreas sendo uma delas a estética. O que se encontra são pós-graduações de biomedicina estética, pois a estética é uma habilitação e especialização a parte da graduação (faculdade de biomedicina). Portanto, para ser biomédica esteta é necessário fazer 4 a 5 anos faculdade de biomedicina. Então, se você já tem faculdade de estética, procure fazer um reingresso para eliminar disciplinas e adiantar a graduação de biomedicina.

  81. Eu quero muito me realizar na área da estética, isso tenho certeza. Quero abrir minha própria clínica. Estou com duvidas entre fazer biomedicina e uma pós em estética, ou fazer tecnologia em estética e cosmética que é bem mais rápido. Qual a diferença entre os dois? Qual é melhor e qual opção vocês mais recomendam?

    • difícil não recomendar a Biomedicina Estética. Como biomédica esteta realmente vai levar mais tempo, porém, você poderá realizar trabalhar mais procurados e valorizados pelas pessoas, isto é, trabalhar menos e ganhar mais. Ser esteticista também é uma ótima opção. Muitas iniciam como esteticista pois o investimento inicial é mais baixo, e quando começam a ganhar, já investem sem problemas na biomedicina estética. Vai do que você quer e do que está ao seu alcance. Esperamos ter ajudado. Precisando de mais informações basta continuar a conversa pelos comentários.

      • E na situação contrária? Formada em Biomedicina, porém está fazendo Tecnólogo em estética e cosmética. Nessa situação dar o direito de habilitação? Sabendo que para ter a habilitação é exigido no mínimo 360hs ?

        • Primeiramente Jaqueline gostaríamos de agradecer pelo o seu contato e confiança.

          Vamos utilizar a mesma resposta dada à Mary noutro post deste mesmo artigo.

          Veja que na resolução da biomedicina estética do CFBM é solicitado expressamente o título de pós-graduação e não de graduação. Graduação e Pós-Graduação pelo MEC e por Lei da Educação são níveis totalmente distintos. Graduações possuem carga horária maior porque abordam disciplinas básicas e mais amplas, tanto que você aprende um pouco de tudo de cada especialidade. Pós-Graduações já partem do princípio que as disciplinas básicas já foram cumpridas anteriormente e entram direto nas disciplinas de aplicabilidade e especificidade de uma determinada realidade de mercado e ou científica com o objetivo de aprimorar os conhecimentos/práticas do profissional já graduado.

          Graduação em Estética não dá titulação de especialista em Biomedicina Estética mesmo somando as 2 graduações (Biomedicina + Estética). Graduações dão títulos em níveis de: tecnólogos, bacharelado e licenciatura. Pós-Graduações titulam em níveis de: especialista, mestrado e doutorado.

          Em suma, com 2 graduações, independentemente do volume de carga horária, pois não se analisa a quantidade de carga horária, mas sim a qualidade e especificidade das disciplinas envolvidas, da forma como você está hoje, está alcançando o direito de ser Esteticista Tecnóloga e Biomédica Bacharel (Analista Clínica provavelmente), sendo insuficiente atingir a habilitação por meio de titulações acadêmicas.

          Assim sendo, é imprescindível que você ingresse numa pós-graduação lato-sensu de biomedicina estética para atingir o nível acadêmico de especialista. Mesmo por que o conselho só tem aceitado somente dessa forma, quando no passado aceitava tão somente a pós de estética.

          Esperamos ter tirado suas dúvidas.

  82. Olá, vou começar a faculdade ainda esse ano e estou em dúvida sobre qual curso deve me graduar, em estética ou biomedicina estetica, podem me dizer qual dos dois compensa mais fazer? E gostaria de saber também se um biomédico esteta pode realizar todos os procedimentos que um esticista faz? Obg.

    • Olá Alice o biomédico esteta pode realizar procedimentos como botox, preenchimentos e etc… procedimentos invasivos que são mais valorizados e procurados pelas pessoas e isso significa trabalhar menos e ganhar mais. Para um biomédico esteta atuar como esteticista, ele terá que exercer 2 profissões, hora biomédico esteta e hora esteticista, pois drenagem, limpeza de pele e entre outros procedimentos manuais não estão listados no rol de procedimentos reconhecidos pelo Conselho Federal de Biomedicina. O que mais compensa fazer é aquilo que está dentro do seu coração e dentro das suas possibilidades.

  83. Olá, sou técnica em estética e atuo como ME. Penso em fazer graduação em biomedicina para poder realizar alguns procedimentos invasivos e agregar mais conhecimento, visto que é um curso fascinante. Ainda assim, preciso fazer a pós em biomedicina estética, sendo que vou ver tudo ou quase tudo que já vi no curso técnico em relação às práticas e matérias específicas de habilitação estética??
    Obrigada.

    • Luciane, bom dia. Faça sim a graduação de biomedicina que vc irá se deparar com um universo de possibilidades. Quanto à estética, consideramos o mesmo, apesar de “as estéticas” serem parecidas, isso é só a aparência. Quando tiver o embasamento biomédico verá tudo com outros olhos.

    • o biomédico esteta não possui a limpeza de pele e drenagem linfática como procedimentos do rol de atribuições. Contudo! Você pode exercer duas ou mais profissões ao mesmo tempo garantido por Constituição… ou seja, para o paciente e sociedade, hora você é biomédica esteta (para exercer procedimentos reconhecidos pelas resoluções do CFBM), hora esteticista (para exercer procedimentos reconhecidos pela CBO e sindicatos de estética). Você não terá problema algum atuando dessa maneira.

  84. Boa Tarde sou Rodrigo, Formado em biomedicina e pós em estética, quero abrir uma empresa de Estética e realizar todos os tipos de procedimentos, posso estar abrindo minha empresa como ESTETICISTA, ou tenho que abrir como biomédico esteta ?

    • sim é possível sim, pois o exercício de 2 ou mais profissões é assegurado por Constituição Federal. Porém, enquanto não assumir a habilitação em biomedicina estética, você somente poderá ofertar serviços estéticos não invasivos, como também, terá que se apresentar ao público como esteticista.

  85. Quero fZef uma graduação e pôs em estética mais estou em dúvida de qual graduação fazer, enfermagem ou biomedicina? Qual terei mais proveitoso para me especializar ?

  86. Qual o profissional responsável por uma clínica de estética pode assinar o estágio durante a graduação??

    Esteticista, dermatologista, cirurgião plástico ou somente biomédico???

      • Eu tenho um estagio em vista que a proprietária eh Esteticista graduada e quem faz botox eh um dentista, se eu fizer as horas necessárias de estágio nessa clínica, eu me formo com habilitação em estética??
        A minha coordenadora da faculdade disse que só biomédico ou médico pode ser o responsável e assinar o estágio.

        • quem tem responsabilidade técnica é o profissional habilitado. quem reconhece a responsabilidade técnica de um estabelecimento é a vigilância sanitário. nas regras da habilitação não diz se o profissional habilitado deve ser esta ou aquela profissão. sugiro que você abra um ofício por escrito em sua faculdade questionando a coordenadora, obrigando-a a se manifestar por escrito se posicionando a respeito. Esse negócio de que esta ou aquela pessoa “falou” é muito relativo… qualquer pessoa pode alegar o que quiser em nome de outra. Faça tudo e peça tudo por escrito.

          • Biomédico esteta faz facial e corporal. Dentista esteta faz apenas facial só que alguns procedimentos a mais e mais complexos na face.

  87. Impressionante a quantidade de pessoas que acham que biomedicina estética é apenas uma pós. Pesquisem!!!! Minha maior dúvida é se uma fisioterapeuta com especialização em dermato funcional pode fazer as mesmas coisas que um biomédico esteta. Pesquiso e não encontro. Obrigada desde já!

  88. Bom dia
    Estou indo para o 7° período da Faculdade de biomedicina, e a faculdade me permite que eu saia habilitada em biomedica esteta.Gostaria de saber como funciona para progredir, a carreira na biomedicina estetica, se tem uma pós dentro da biomedicina estetica? ou um mestrado?…

    Desde já obrigada
    Thaiane

    • Thaiane tudo bem? você precisa consultar direto com a coordenação da sua faculdade de biomedicina. Somente o coordenador saberá lhe passar os quesitos para vc sair ou não da faculdade já habilitada em Biomedicina Estética…

  89. boa noite por favor gostaria muito da ajuda de vcs. sou auxiliar de enfermagem, administradora, terceiro periodo de enfermagem, fazendo uma pos em marketing e estetica. estou pensando em mudar para biomedicina. gostaria de uma opiniao. é melhor fazer biomedicina ou enfermagem ? meu foco será o pos operatorio. principalmente micropigmentação paramédica e talvez alguma outra coisa na area de cirurgia plastica. por favor me ajudem. abraços.

    • boa noite! para fazer micropigmentação não precisa ter pós.

      para fazer pós-operatório basta ser esteticista ou graduação em fisioterapia e pós em dermatofuncional.

  90. Sou Graduada em Tecnologia em Cosmetologia e Estetica, e gostaria de saber se posso fazer pós graduação em Biomedicina?
    Quanto tempo e se É reconhecido pelo MEC, SE POSSO TRABALHAR COM TODOS OS TIPOS DE LASERS, POIS OS DERMATOLOGISTAS, ESTÃO TOMANDO O MOSSO ESPAÇO, ESTA FICANFO COMPLICADO, SÓ PODER COMPRAR APARELHO A LASER SE TIVER CRM. Um verdadeiro absurdo, já que estudamos tanto a esse respeito.

    • Voce pode fazer pós de biomedicina estética somente após concluir a faculdade de biomedicina.

      A qual aparelho de laser vc se refere? Dos fabricantes nacionais todos conseguem comprar normalmente.

  91. Olá, sou formada em biomedicina e gostaria de saber se para trabalhar como biomédica esteta, eu preciso fazer uma pós intitulada como “biomedicina estética” ou posso fazer uma pós em “estética facial e corporal” e a complementar com cursos de injetáveis? Tendo em vista que a carga horária é de 400 horas, será valida também?
    Obrigada

    • A carga horária mínima de pós é 360hs + tcc.

      A exigência mínima de pós é em biomedicina estética ou saúde estética com procedimentos invasivos injetáveis. Pós de estética facial e corporal não é mais aceita. Já foi no passado para habilitação provisória. A habilitação provisória não existe mais.

      Para ser biomédico esteta não mais existem atalhos. É preciso passar por toda a formação do biomédico esteta.

  92. Sou formado em Biomedicina, me formei em 2015. Está difícil encontrar uma pós em estética onde moro (São José dos Campos) mas na faculdade existe agora um curso de graduação em Estética. Muitas matérias nos primeiros períodos são as mesmas que tive na Biomedicina. O restante são específicas de Estética. Gostaria de saber, o curso de graduação em estética é equivalente ao curso de pós em estética?

  93. Ola, Boa boa tarde, sou técnica em estética, como faço para me associar ao CRBMs, e quais os benefícios dessa associação, tem um valor a pagar e esse valor é taxa única ou é mensal ou anual. Aguardo resposta.
    AT. Ray Monteiro

  94. Bom dia!
    Sou Graduada em Estética (Bacharelado) e fiz a Pós graduação em Saúde Estética no Nepuga, gostaria de saber como posso me afiliar ao conselho de Biomedicina, já que em Estética não existe conselho?

  95. Boa tarde, sou bióloga, mas fiquei bastante interessada na área da estética, após uma semana acadêmica a qual participei, observei que eu posso fazer pós em estética e cosmetodologia, mas apenas biomédicos ( farmaceuticos, enfermeiros e medicos) podem atuar em aréas especificas como, uso de invasivos. Gostaria mesmo de sugestão, é legal fazer a pós em estética e cosmetodologia ? Terei grande possibilidade de atuação no mercado ? Ou tenho que voltar a faculdade para realizar a graduação de biomedicina e depois me especializar em biomedicina esteta ?

  96. Sou formada em fisioterapia, especializada em dermato-funcional e estou concluindo biomedicina.
    Se fizer curso somente de procedimentos invasivos, posso ter o titulo de biomedica esteta?

    • Ou com estágio de 500 horas durante a graduacao

      Ou ao se formar apresentar comprovação de 2 anos de atuação + cursos de injetáveis

      Ou fazendo Pos graduação de biomedicina estética (somente este da o título de especialista e não somente habilitada)

    • pode, desde que vc conclua a faculdade de biomedicina. procure opções de reingresso, ou seja, como aproveitar as disciplinas já cursadas na faculdade de estética… procure um coordenador de faculdade de biomedicina.

  97. Estou começando minha pós graduação agora em biomedicina estética, mas tenho curso de aprimoramento em alguns procedimentos. posso atuar antes de termina a pós graduação?

    • Pode, desde que esteja habilitada ou atuando sob a responsabilidade técnica de um terceiro. senão, aguarde sair a sua habilitação quando terminar a pós-graduação.

  98. Boa Tarde, sou estudante do curso de biomedicina estou no terceiro semestre indo para o quarto ano que vem, aqui onde mora tem uma clinica que atua no ramo da estética com diversos profissionais só não tem biomédico mais tem enfermeira, fisioterapeutas, esteticistas minha duvida é conseguindo um estágio nessa clinica onde serei supervisionada por essa equipe esse estágio poderá ser reconhecido?

    • Então Larine, sua pergunta é muito bem vinda, pertinente e faz parte da dúvida de muitas pessoas, pois elas perguntam sempre em como se tornar um biomédico esteta.

      A biomedicina é uma profissão assim como a medicina, farmácia, enfermagem e odontologia.

      O título de biomédico esteta é só para quem fez a faculdade de biomedicina.

      Assim sendo, você poderia fazer reingresso numa faculdade de biomedicina e posteriormente, fazer a pós graduação de biomedicina estética para se tornar uma biomédica esteta especialista.

  99. Bom dia! Sou estudante do curso de Biomedicina, e estou completando o 4º ano, seguindo para o 5º. Já trabalho em uma clínica de estética, e minha dúvida é: se eu fizer estágio supervisionado na clínica, onde tem uma biomédica esteta, o CRBM e CFBM reconhecem o estágio na área?

    • Sim Thaís! É uma excelente oportunidade! E se um dia, quiser contar como foi sua experiência, entre em contato novamente para que possamos entrevistar você, ok? 😀

  100. oi eu estou cursando ciências biológicas e gostaria de saber se depois da faculdade eu posso estar fazendo a biomedicina ou eu teria de fazer a faculdade de biomedicina obrigada

    • prezada Maria Cristina o que vc está falando é sobre reingresso. O curso de biologia é distinto do de biomedicina. O melhor a fazer é conversar com coordenadores de ambos os cursos de graduação para saber como transferir a faculdade ou fazer reaproveitamento de créditos.

      inevitavelmente, para atuar como biomédica esteta, vc terá que fazer a faculdade de biomedicina e depois a pós-graduação de biomedicina estética.

  101. Bom dia!

    Sou formada em Técnico em Estética e pretendo fazer o curso de Biomedicina.Já trabalho na área e gostaria de saber se o estágio obrigatório do curso pode ser na área da estética?

  102. Bom dia! sou de Belo Horizonte MG gostaria de saber onde posso fazer uma pós graduação em biomedicina estética pois na Nepuga não tem mais vagas e não conheço outro lugar, para começar a pós no segundo semestre de 2016.

  103. Sou biomédica formada e estou cursando uma pós graduação em estética e cosmetologia, já fiz um curso de 25 horas para atuar com aplicação de botox e preenchimento com ácido hialurônico gostaria de saber se preciso acabar(concluir) a pós graduação em estética para atuar com a aplicação de botox e preenchimento??
    apesar de já possuir um curso que me habilita a realizar esse tipo de procedimento.

  104. Fiz biomedicina com conclusão do curso em 2012, estou cursando uma pós graduação em estética e cosmetologia, posso trabalhar como biomédica esteta???

  105. Estou cursando nutrição e especializando na área esportivo mas queria e muito fazer pós-graduação em biomedicina estética a uma controversa nesta questão será que vale a pena? ou é totalmente desapropriados para minha área e qual benefícios posso obter?

    Fico grata pela ajuda.

  106. Sou técnica em patologia clínica, sou nutricionista posso fazer uma pós em biimedicina estética e se aderir ao conselho atuar com procedimento invasivo, como botox ou acido hialuronico?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here