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Mercado de Trabalho na Estética

Fique por dentro do mercado de trabalho da Estética Desde 2008 a notícia de que o mercado de trabalho e empreendedorismo ou a indústria da estética não sofre crises e conquista recorrentes crescimentos na economia do Brasil. Segundo a Abihpec com informações mais recentes o Brasil ultrapassou o Japão no ranking de consumo de produtos e serviços estéticos, ocupando o […]
Mercado de trabalho na Estética
Rodrigo Nunes
20 janeiro, 2017

Fique por dentro do mercado de trabalho da Estética

Desde 2008 a notícia de que o mercado de trabalho e empreendedorismo ou a indústria da estética não sofre crises e conquista recorrentes crescimentos na economia do Brasil.

Segundo a Abihpec com informações mais recentes o Brasil ultrapassou o Japão no ranking de consumo de produtos e serviços estéticos, ocupando o terceiro lugar no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China.

O dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos revelam que a indústria da Estética (Higiene Pessoal o grande grupo) que cresce em média 10% ao ano nos últimos 20 anos, atingindo o extraordinário faturamento de R$ 43,2 bilhões em 2014. Em relação à procura por serviços estéticos, a pesquisa apontou aumento de 32% de 2013 para 2014.

Devido à crise econômica e política de 2015, o setor apresentou uma pequena desaceleração (isso não significa crise). Até 2014 os índices do setor da estética demonstravam crescimento mais vigoroso que o restante da indústria. No entando, em 2015, com o aumento do IPI em maio e com a recessão econômica, que ampliou o desemprego, provocando insegurança por parte do consumidor, o setor retraiu quase 8%, pela primeira vez nos últimos 20 anos.

A diminuição de ofertas de empregos por carteira assinada ainda provoca insegurança na busca por empregos fixos em qualquer setor da economia. E por isso muitas pessoas estão buscando alternativas em iniciativas de empreendedorimos com negócios próprios de baixo investimento inicial, trabalhando para terceiros como autônomo ou, até mesmo, nas empresas de marketing multinível com linha de produtos para cosméticos, estética e antiaging.

Já é possível baixar a pesquisa de 2016 com resultados até 2015 realizada pela Abihpec. Agora em 2017 estamos aguardando os dados vigentes de 2016.

Mercado de trabalho, de empreendedorismo na Estética e a formação profissional

As áreas de atuação principais da estética são a facial, a corporal e a capilar onde o profissional da beleza (esteticista) e profissionais da saúde (biomédicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos e nutricionistas) atuam cada qual com seu nível de intervenção e rol de competências.

Salões de Beleza, centros de estética, spas e academias

Salões de beleza, centros de estética, spas, academias, salões de cabelo são tipos de estabelecimentos que podem abrir espaços de trabalhos ocupados por esteticistas, massagistas, cabeleireiros e profissionais da beleza (procedimentos não invasivos) como drenagem linfática, peelings superficiais, ultrassom, radiofrequencia, luz pulsada e etc. Para se inserir neste mercado basta fazer curso técnico, graduação tecnológica e ou pós-graduação em estética.

Clínicas de Estética por Profissionais da Saúde

Clínicas de estética por profissionais da saúde (procedimentos invasivos injetáveis), como aplicação de peelings médios, botox, preenchimentos labiais e faciais, intradermoterapia, microvasos, laser de CO2, laser para remoção de tatuagem e etc. Para poder exercer tais procedimentos é necessário ter graduação bacharelado nas áreas da saúde e pós-graduação específica em: biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia e odontologia.

Cirurgia Plástica e Dermatologia

Clínicas médicas (procedimentos invasivos cirúrgicos), como peelings profundos, cirurgias plásticas de seios, bumbum, lipoaspiração, rinoplastia, blefaroplastia e etc. Para se inserir neste ramo de atuação é necessário ter graduação em medicina e pós-graduação em cirurgia plástica e ou dermatologia.

Barbearias e Salões Masculinos

Barbearia é a grande sacada de 2015 em diante, pois houve aumento no consumo de produtos e serviços cosméticos para homens, passando de 10% em 2014 para 19% em 2015 (dados da Abihpec). Para se inserir neste ramo de atuação basta ter nível técnico e cursos livres.

Maquiagem e Maquiagem Definitiva

Maquiagem e maquiagem definitiva é outro ramo da Estética que cresce muito. Para se ter uma idéia é possível até mesmo cobrir estrias com maquiagem definitiva. Isso é um mercado em tanto. Inúmeras pessoas no Brasil estão partindo para essas áreas por poderem trabalhar com a autoestima das pessoas, poderem fazer seus horários trabalhando por conta e ou montando seus estabelecimentos pois o investimento inicial é relativamente baixo e os ganhos são muito compensatórios. Para se inserir neste mercado basta fazer curso técnico ou cursos livres.

Podologia

Podologia também é um ramo que cresce muito por se dedicar a examinar, identificar, tratar e prevenir as disfunções nos pés como unhas encravadas, calos, calosidades, procedimento para correção de unhas (órtese) e fissuras. Para se inserir neste ramo de atuação basta ter nível técnico.

Vendas, Representação Comercial e Distribuição Independente

A área de vendas de cosméticos cresce abruptamente em todos os âmbitos. Ótimas oportunidades surgem dia a dia para ser representante comercial de marcas de cosméticos. O marketing multinível vem tomando espaço nesse segmento e a alternativa de trabalhar como consultor independente dessas empresas nacionais e internacionais vem absorvendo a mão-de-obra em todos os níveis de qualificação e níveis sócioeconômicos das pessoas.As regiões sudeste e sul concentram os maiores mercados consumidores do país como também, a maior parte das fábricas e empresas de cosméticos e perfumaria. Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são áreas a serem desbravadas com pleno potencial de expansão e crescimento.Não há restrições de formação profissional ou acadêmica neste campo de atuação. Geralmente as próprias empresas fornecem todo o treinamento.

Secretariado, Gestão e Marketing Digital

As áreas de gestão e comunicação também possuem alta demanda como oportunidade de trabalho. A cada dia se procura mais e mais profissionalizados e ambientalizados com a dinâmicas de clínicas de estética, consultórios e ambientes correlatos.Além de toda a habilidade humana necessária para lidar com os clientes de estética pois lida-se com a autoestima deles o tempo todo, é necessário também saber lidar com sistemas de gestão específicos para estética. Trata-se de um setor que ganha personalidade dia a dia e que atende clientes cada vez mais exigentes.Quanto à comunicação, produção de conteúdo para sites, blogs, ebooks, planilhas de controle tem crescido absurdamente.Para entrar neste mercado de maneira competitiva é necessário ter umas das faculdades: administração, publicidade, jornalista e ter formação de mídias digitais e marketing digital (mesmo para a vaga de secretária).[widgetkit id=”28″ name=”BANNER PÓS-GRADUAÇÃO BIOMEDICINA – 30-01-2017″] [widgetkit id=”40″ name=”Barão de Mauá > Slider 1″] 
Rodrigo Nunes
Editorial
Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais “Biomedicinaestetica.com.br”, “Enfermagemestetica.com.br”, “Farmaciaestetica.com.br” e “Nutricaoestetica.com.br”. Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.
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