Vira e mexe surgem notícias equivocadas e fake News a respeito do papel do biomédico na estética. É comum que esse tipo de conteúdo que acaba circulando em grandes sites e portais de notícias cause certa confusão por parte dos profissionais. Por isso, vamos contar os principais mitos da biomedicina estética.

Biomédico não pode aplicar botox

Mito! Esse é um dos principais que sempre aparece na mídia, geralmente por conta da classe médica, incomodada com a questão da reserva de mercado, que acaba por instigar esse tipo de produção de conteúdo.

Mas vale o que está na resolução 197 de fevereiro de 2011, atribuindo a estética como uma especialidade do biomédico, permitindo que o mesmo atue com diversos procedimentos e, ainda seja capaz de atuar como responsável técnico pelos mesmos.

Biomédico não pode aplicar intradermoterapia

Mito! Assim como pode aplicar toxina botulínica o biomédico pode também aplicar intradermoterapia.

Biomédico não pode comprar toxina e mesclas

Mito! O biomédico está respaldado por resolução para poder prescrever as substancias usadas em seus tratamentos estéticos e, por isso, também pode comprar as mesclas.

Biomédico não pode abrir clínica

Mito! O biomédico esteta poder ser RT, responsável técnico de estabelecimentos de saúde estética e, por isso, pode abrir sua própria clínica, ou ser o RT em clínicas de terceiros.

Biomédico esteta só vai trabalhar com injetáveis

Mito! O biomédico esteta pode trabalhar com diversos procedimentos estéticos, entre eles:

  1. Laserterapia;
  2. Laser fracionado;
  3. Carboxiterapia;
  4. Intradermoterapia;
  5. Radiofrequência estética;
  6. Ultrassom focalizado;
  7. Luz intensa pulsada e LED;
  8. Procedimentos invasivos não cirúrgicos;
  9. Classificação da pele;
  10. Definição de tratamento;

Biomédico esteta só trata rugas e envelhecimento

Mito! O Biomédico esteta tem formação acadêmica e profissional para atuar com tratamentos capilares, corporais e faciais. Ou seja, ele não vai trabalhar apenas com o tratamento de rugas e envelhecimento, a menos que queira se especializar.

Não é seguro fazer botox com biomédico esteta

Esse é o principal mito que gera as fake News. Geralmente essas notícias são acompanhadas de erros estéticos, na grande maioria das vezes praticado por profissionais que não são biomédicos estetas especializados, que trabalham de forma informal, ilegal e acabam prejudicando a legitimidade do biomédico esteta que é especializado, se aperfeiçoa, se capacita e está sempre em busca de evolução profissional.

Por isso, em cursos de especialização, a prática é tão importante e tão exigida dos alunos. Para que eles tenham segurança para realizar os procedimentos, saibam lidar com intercorrências e, principalmente, tenham todo o conhecimento prático e teórico para evitar esse tipo de erro estético que pode acabar com uma carreira.

E você, conhece outros mitos da biomedicina estética? Conta para a gente quais são eles!

  • Biomedicina2 728x90

 

 

Deixe aqui seu Comentário

Login com:

Loading Facebook Comments ...

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário aqui!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.