O Brasil parou para acompanhar o caso do médico, conhecido como Dr. Bumbum em suas redes sociais, que matou a bancária Lilian Calixto no Rio de Janeiro após um procedimento estético para levantar os glúteos com PMMA (Sigla para Polimetilmetacrilato).

O uso do PMMA não é recomendado pela SBCP e mesmo assim diversos profissionais médicos insistem em realizar tal procedimento utilizando o produto.

Em pesquisa, descobrimos que o produto é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicado em situações muito específicas e em pequenas quantidades, no caso de pacientes com HIV, que podem ter deformações no corpo e no rosto devido a doença e medicação.

Agora, utilizar para preenchimento corporal? Não, isso não é indicado. E, por mais que não seja indicado, encontramos diversos profissionais, principalmente médicos que realizam o procedimento com este produto que levou a vida de uma paciente no Rio de Janeiro.

O presidente da SBCP diz que o uso é oferecido por vários estabelecimentos, mas não é indicado:

“A SBCP não recomenda o uso de PMMA com fins estéticos dessa maneira. É um produto que pode ter uma série de complicações a longo prazo e merece mais estudos”, diz Fernando Prado

Lembram da Andressa Urach? O médico, responsável pelo procedimento, aplicou o PMMA junto com o Hidrogel nas pernas da modelo, para aumentar o volume das coxas.

As fotos abaixo são de uma paciente que fez o preenchimento estético com PMMA e acreditem, são assustadoras. Lembrando que é o mesmo produto utilizado na bancária que faleceu nesta semana após o erro médico cometido pelo Dr. Bumbum.

  • PMMA   Foto 1

    PMMA Foto 1

  • PMMA   Foto 2

    PMMA Foto 2

  • PMMA   Foto 3

    PMMA Foto 3


    Riscos do PMMA são gigantescos, todo cuidado é pouco

    A colocação do produto é feita de maneira similar à do hidrogel: com uma microcânula e sob anestesia local.

    Os riscos inerentes ao PMMA são ainda maiores do que os observados no hidrogel: “Se causa problema, ele fica para sempre, pois não é possível retirar tudo com uma lipoaspiração.

    Um professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) fez um pesquisa em 2009 sobre os efeitos do uso do PMMA no organismo.

    As conclusões são que, o produto pode mudar de lugar, levando a deformações, além de provocar degeneração nas células do organismo.

    Além disso, se o produto for injetado por engano dentro de um vaso, o paciente fica sujeito a embolias que podem levar à morte, no caso da bancária a mesma veio a óbito por embolia pulmonar, além de necroses na pele.

    Os médicos mesmo alegam que já viram casos com sequelas horrorosas, pois uma substância como essa pode sair do ligar, provocar infecções, cair na circulação e a retirada do produto é extremamente difícil, pois não é possível distingui-lo de outros tecidos do corpo. Chega a dar medo, né?

    O que o PMMA pode fazer com nosso corpo?

    Vejam o que o PMMA pode ocasionar quando aplicado em nosso corpo:

    Endurecimento

    O PMMA é injetado em forma de gel por uma seringa. No organismo, ele endurece e se torna palpável, ou seja, é possível sentir algo duro na região em que ele foi aplicado.

    Migração e Deformação

    Existe a chance de que o PMMA, ainda líquido ou já endurecido, se desloque pelo organismo da paciente. Dependendo do volume aplicado, pode haver uma deformação estética. Foram relatados casos em que o produto aplicado no nariz desceu para as laterais da boca.

    Alergia

    Por ser um produto sintético, isso é, que não existe no organismo, o PMMA é muito suscetível a reações alérgicas. Corticoides podem ser usados para tratar os sintomas, que variam desde vermelhidão e inchaço até pus e dor.

    Infiltração

    Por causa de sua composição química, o PMMA pode ser infiltrar nos tecidos musculares, o que impossibilita a remoção do produto. Em situações como essa, é preciso retirar parte do tecido junto com o PMMA.

    Necrose

    Grânulos formados pelo produto podem comprimir microvasos da região em que ele for aplicado, prejudicando a circulação sanguínea ou até interrompendo-a. Esse efeito, chamado de isquemia, pode resultar na perda tecidual.

    Cicatriz hipertrófica

    Quando injetado dentro do músculo, o PMMA pode estimular a formação de cicatrizes hipertróficas. Isso acontece por causa do movimento muscular constante.

    Biomédicos ainda insistem em fazer preenchimentos corporais

    Julgar um profissional não é a melhor saída, não é mesmo? O blog já conversou por diversas vezes com a Presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética, Dra. Ana Carolina Puga, e questionamos sobre os preenchimentos corporais.

    Portanto, não se iludam, a SBBME não recomenda de forma alguma o preenchimento corporal e isso não é novidade para ninguém, mas existem biomédicos cabeças duras que insistem em oferecer este procedimento.

    Os riscos são enormes, para um procedimento que não terá um retorno financeiramente satisfatório. Além, é claro, de acabar com a vida profissional deste biomédico. Poxa! tantos casos acontecendo e vocês ainda insistem nos perigos da estética.

    Veja o vídeo da Dra. Ana Carolina Puga dizendo sobre a não recomendação dos preenchimentos corporais:

    Código de ética dos biomédicos x Redes sociais

    Vamos ressaltar uma coisa para vocês, biomédicos estetas. Quem deve, por obrigação, saber e respeitar o código de ética dos biomédicos são vocês, e não nós jornalistas.

    O mais engraçado, por incrível que pareça, é um biomédico querer impor seu código de ética a um jornalista. Mais engraçado ainda é ver um biomédico exigir de um jornalista explicações técnicas, que ele mesmo tem o dever de fazer e esclarecer ao público, sobre os riscos do PMMA.

    Os códigos de ética entre biomédico e jornalistas são totalmente diferentes. Enquanto o conselho de biomedicina impede que o biomédico expresse uma série de opiniões, conteúdos e posicionamentos, o de jornalismo o ensina que existe SIM o direito à liberdade de expressão. Então repensem antes de qualquer coisa.

    Enquanto alguns biomédicos, com mais tempo, reclamam de certos posicionamentos, os programas de televisão, tais como: Ana Maria Braga, FANTÁSTICO e Bem Estar da Globo continuam fazendo comentários que tiram os pacientes dos seus consultórios. Então a luta tem que ser de todos, e principalmente de vocês.

    Se vocês, de certa forma, querem discutir a ética então porque continuam aparecendo diariamente problemas relacionados as aplicações dos biomédicos e que não cabem ao exercício do profissional e que ainda são proibidos e recusados pelas associações?

    A rinomodelação, por exemplo, é um caso vivo disso e ao invés de vocês defenderem a classe biomédica, estão perdendo tempo para questionar postagens em páginas de facebook sobre a prisão do médico e ficarem declarando que a página “não representa vocês”. Mente pequena não cresce país!

    Dr. Bumbum é preso no Rio de Janeiro após 4 dias foragido

    Foi preso nesta quinta-feira (19-07-2018) o médico que matou a bancária Lilian Calixto, após realizar um procedimento estética em sua cobertura no Rio de Janeiro.

    Houve participação da mãe do médico que está com o CRM cassado desde 2015, da namorada do médico que se passava por enfermeira e secretária, além de uma técnica de enfermagem que na verdade não era profissional enfermeira.

    A paciente morava em Cuiabá-MT e foi até o Rio de Janeiro após o médico mudar, de última hora, o local da cirurgia. Foi então que, a paciente se submeteu a realizar o procedimento estético NÃO INDICADO, ainda mais em um apartamento, de PMMA – um material que preenche volumes do tecido, usado em preenchimentos que alteram algumas formas do corpo.

    Vejam mais: Dr. Bumbum é preso em condomínio empresarial na Barra da Tijuca

    Portanto, o intuito do blog certamente é esclarecer, noticiar, tirar dúvidas, publicar novidades, entre diversos outras funções. Portanto, entendam que o blog é particular, sem vínculo com nenhuma associação, instituição ou sei lá o que!

    Somos apaixonados pela Biomedicina Estética, assim como vocês!

    Loading Facebook Comments ...

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.