Skip to main content

Quais são as especialidades da Biomedicina? Conheça 8 delas!

No senso comum, o biomédico é o profissional da saúde responsável por ficar em laboratórios fazendo a análise de exames. Concorda? No entanto, ele pode ter outras habilitações. Este conteúdo foi escrito para você saber quais são as especialidades da Biomedicina mais atuais! Logo, são ótimas respostas para quem quer ir além do que é […]

No senso comum, o biomédico é o profissional da saúde responsável por ficar em laboratórios fazendo a análise de exames. Concorda? No entanto, ele pode ter outras habilitações. Este conteúdo foi escrito para você saber quais são as especialidades da Biomedicina mais atuais!

Logo, são ótimas respostas para quem quer ir além do que é tradicional. Até mesmo na hora de empreender, buscar o sucesso e ganhar dinheiro como biomédico. Algumas especializações estão em alta e acompanham o crescimento do mercado, como veremos a seguir!

1 – Análises Clínicas

Sem dúvidas, uma das áreas mais tradicionais da Biomedicina! O profissional é capacitado a atuar com exames laboratoriais, auxiliando no diagnóstico e no tratamento de doenças. O que pouca gente sabe é que a Análises Clínicas tem alguns subgrupos de trabalho. Confira!

Bioquímica Clínica

A primeira das subáreas da Análises Clínicas na Biomedicina é a Bioquímica Clínica. Neste caso, a responsabilidade está em trabalhar com substâncias químicas presentes no sangue, na urina e em outros fluidos corporais. Os exames detectam doenças e avaliam o nível de medicamento no sangue, de modo a garantir os melhores tratamentos.

Hematologia Clínica

A outra subárea é muito mais focada no estudo do sangue e dos tecidos hematopoiéticos, sendo responsável por detectar e diagnosticar as doenças como anemia, leucemia e outras. Os profissionais fazem análises de amostras de sangue e da medula óssea, avaliando a quantidade e a qualidade dos tipos de células sanguíneas.

Microbiologia Clínica

A terceira subárea da Análise Clínica é a Microbiologia Clínica, que identifica bactérias, vírus, fungos e outros micro-organismos que estão presentes no corpo humano. Foi uma subárea bastante falada durante a pandemia da COVID-19, ao passo que a atuação se dá com exames microbiológicos de amostras de sangue, fezes, urinas e líquidos do corpo.

Imunologia Clínica

A última das subáreas dessa grande área da Biomedicina é da Imunologia Clínica, onde se estuda o sistema imunológico e as respostas à doenças e infecções. Os profissionais são responsáveis pelos testes de alergia, de HIV e assim por diante. Também é importante para identificar doenças autoimunes por meio de anticorpos, como artrites reumatoide e lúpus.

2 – Imagenologia

Quer saber quais são as especialidades da Biomedicina? Já vimos sobre a de Análises Clínicas e agora é hora de falar da área da Imagenologia, que também tem subáreas. O foco está em fazer o uso de imagens para diagnosticar as doenças e escolher os melhores tratamentos.

Quais são as especialidades da Biomedicina

Radiologia

A primeira subárea da Imagenologia é a Radiologia, bastante conhecida. Sim, ela pode ser especialidade dos Biomédicos, que serão responsáveis por produzir imagens do corpo humano usando a radiação ionizante. As imagens podem diagnosticar doenças, fraturas e muito mais. A Radiologia também é usada para biópsias.

Medicina Nuclear

Outra subárea que você tem que conhecer é a Medicina Nuclear, que usa pequenas quantidades de materiais radioativos para a produção de imagens do corpo. As imagens são obtidas por meio de equipamentos de alta tecnologia, que detectam radiação pelos materiais radioativos. É um método muito usado para detectar doenças como câncer.

Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética pode fazer parte da rotina de trabalho do biomédico. É uma técnica avançada que usa campos magnéticos e ondas de rádio que produzem imagens, usadas para diagnosticar doenças, como lesões cerebrais. Pode ser usada ainda para guiar procedimentos médicos, biópsias e remoção de tumores.

3 – Biomedicina Estética

A Biomedicina Estética responde sobre quais são as especialidades da Biomedicina, no entanto, é menos conhecida do que as opções citadas acima. Ainda assim, uma das que mais tem sido procurada por permitir um ganho financeiro elevado, acima da média de salário do biomédico de Análises Clínicas ou Imagenologia.

O objetivo dessa Especialização da Biomedicina é o de formar profissionais para atuar com a beleza e a saúde do corpo humano, o que é possível por meio de tratamentos estéticos seguros. A especialidade usa técnicas e tecnologias avançadas.

Entre os tratamentos faciais que podem ser feitos pelo Biomédico Esteta estão: limpeza de pele, peeling químico, microagulhamento, radiofrequência e outros. Já do lado corporal, entram: ultrassom, drenagens, massagens, criolipólise e assim por diante.

Quais são as especialidades da Biomedicina

4 – Genética

A Genética é mais uma das áreas da Biomedicina. Ela traz o tema da hereditariedade e os genes, além da relação direta com doenças e tratamentos. Assim, entre os assuntos abordados pelo biomédico estão: DNA, proteínas e moléculas.

Os avanços na genética são fundamentais para o diagnóstico das doenças e os tratamentos mais assertivos, seja nos genes ou nos cromossomos. As doenças podem ser hereditárias ou acontecerem durante o desenvolvimento do feto.

Dessa forma, temos uma área importante da Biomedicina, ainda mais que os testes genéticos têm sido cada vez mais usados através das amostras biológicas. Através das técnicas, dá para corrigir ou substituir genes, no qual a terapia envolve desafios técnicos e éticos.

5 – Biologia Molecular

Quais são as especialidades da Biomedicina? Temos mais uma resposta. A Biologia Molecular estuda os processos biológicos a partir das moléculas, incluindo DNA, RNA e proteínas. É uma especialidade com várias aplicações na Biomedicina, como na oncologia e imunologia.

Os profissionais da saúde que trabalha com a Biologia Molecular usam técnicas de laboratório avançadas, como PCR, sequenciamento de DNA, eletroforese e clonagem molecular. Os testes são feitos para identificar as mutações genéticas que permitem diagnóstico precoce.

6 – Patologia

Agora uma das áreas da Biomedicina mais amplas que existem. A Patologia estuda as doenças e os seus aspectos, incluindo as causas, as consequências, os diagnósticos, os mecanismos, as manifestações, os tratamentos, as prevenções e assim por diante. Há subáreas, confira!

Anatomia Patológica

A Anatomia Patológica tem o objetivo de estudar as doenças ao nível macroscópico, avaliando as alterações estruturas dos órgãos e dos tecidos. Ao passo que os Biomédicos avaliam amostras de tecidos, órgãos e outras estruturas. Com base nos resultados é possível fazer um diagnóstico mais exato, planejamento o melhor tratamento.

Patologia Clínica

A Patologia Clínica é uma subárea da Patologia que estuda as doenças ao nível microscópico, isto é, visando as alterações celulares e moleculares que podem acontecer. Eles trabalham com sangue, urina e outros fluidos do corpo. A partir de várias técnicas de laboratório dá para identificar os componentes biológicos.

Quais são as especialidades da Biomedicina

7 – Toxicologia

Outra especialização da Biomedicina para conhecer é a Toxicologia, a qual estuda as substâncias químicas do organismo, incluindo medicamentos, produtos químicos gerais, alimentos e outras substâncias. Os toxicologistas estudam os mecanismos, os efeitos no corpo e os sistemas (respiratórios, cardiovascular e nervoso).

A área pode ser aplicada em vários temas, como na farmacologia, na medicina do trabalho, na saúde ambiental e na segurança alimentar. Assim, o profissional se torna apto para gerenciar os riscos à saúde relacionados à essas substâncias químicas. Os testes são feitos em células, tecidos, animais e seres humanos.

8 – Biotecnologia

A última área da Biomedicina que vamos mencionar aqui é a Biotecnologia. Ela usa organismos vivos ou partes deles para criar produtos inteligentes para a sociedade. Logo, é uma especialidade que se aplica desde a linha de produção de alimentos até as energias renováveis.

O profissional que trabalha com biotecnologia precisa lidar com tecnologia em laboratórios para manipular bactérias, fungos, plantas e animais. O método inclui muito de engenharia genética, biologia molecular e bioquímica. Há algumas subáreas da biotecnologia.

Biotecnologia de Alimentos

Um dos principais desafios de quem trabalha com Biotecnologia de Alimentos é o melhoramento genético. O objetivo é aumentar a produtividade e a resistência a doenças. Logo, usam-se micro-organismos para produzir fermentados e técnicas a partir de células.

Biotecnologia de Medicamentos

O uso de micro-organismos para produzir antibióticos e outras drogas relacionadas. Assim, a engenharia genética é uma ideia para que se crie proteínas terapêuticas e se faça o uso de técnicas para o tratamento de doenças genéticas.

Biotecnologia de Produtos Químicos

Também dá para usar esses micro-organismos para produzir produtos químicos, a partir de enzimas para catalisar reações químicos. É muito comum de ser visto em processos industriais e fermentativos. Na prática, na geração de biocombustíveis e renováveis.

A importância de se especializar na Biomedicina

Outra dúvida comum que muita gente tem é: qual área da Biomedicina mais emprega? A verdade é que o trabalho na Análises Clínicas é, sim, o mais comum. No entanto, não é o mais rentável e nem o que deixa os profissionais da saúde mais felizes.

E aí voltamos a pergunta inicial, que está no título do texto: quais são as especialidades da Biomedicina?

Se você é alguém que busca um trabalho mais flexível – tanto em carga horária como em salário, vale a pena conhecer as alternativas que trouxemos acima. Assim, dá para mudar o tom da pergunta para: onde um biomédico pode ganhar mais? E a resposta varia.

A Biomedicina Estética é uma dessas respostas. Ela acompanha o interesse das pessoas do Brasil e do mundo na busca pelos procedimentos da saúde, da beleza e do bem-estar. Atualmente, já está entre as especializações que mais crescem no nosso país.

Leia também:
Irving Malaguti
Editorial
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *