Vitória da Saúde! Novo Ato Médico é arquivado
Na noite desta segunda-feira, 01/08, o Projeto de Lei de Senado nº 350/2014, uma ementa da Lei nº12.842, de 10 de julho de 2013, onde a senadora e autora Lúcia Vânia (PSB-GO), limitava procedimentos estéticos apenas aos médicos, foi ARQUIVADO pelo Congresso Nacional.
Com esta decisão, os profissionais da saúde da área estética como biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos e dentistas que estão devidamente habilitados às técnicas, PODERÃO CONTINUAR ATUANDO com injetáveis e procedimentos perfurocortantes.
Dra. Ana Carolina Puga comenta decisão de arquivamento da Ementa do PL do Ato Médico
De acordo com a Dra. Ana Carolina Puga, biomédica, pioneira da Biomedicina Estética no Brasil e Presidente Fundadora da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME), o arquivamento deste projeto, que ainda têm suas causas desconhecidas, foi uma surpresa, mas mostra a força da união da classe dos profissionais de saúde não médicos e o apoio da população.
Ela também ressalta que a decisão do arquivamento fomentará mais o setor da saúde estética. “A decisão irá aquecer ainda mais o mercado da estética e beleza, pois os profissionais poderão continuar investindo em sua formação e exercer com mais qualidade suas funções, o que significa um crescimento em nossa área de atuação”, afirma a biomédica.
Intervenção dos Médicos Dermatologistas na Ementa do Ato Médico
Segundo a Dra. Ana Carolina Puga, a especialidade de médicos dermatologistas, por circunstâncias de benefícios próprios, foi a mais favorável a Ementa do Ato Médico.
Veja a nota na íntegra:
Tanto para nós biomédicos estetas, quanto para todos os demais profissionais da saúde estética ficou bem nítido o interesse da Dermatologia na área estética única e exclusivamente por reserva de mercado. Não permitem que os próprios colegas médicos atuem com a medicina estética, não conseguem resolver os problemas internos da própria casa (classe) e querem porque querem dar palpite na vida dos vizinhos (profissionais da saúde). São profissionais corporativistas que não aceitam a realidade de conviver em pluralidade e diversidade.
Nem mesmo outras especialidades da medicina estavam tão interessadas nesta briga por exclusividade médica em todos os âmbitos, até o CFM foi contra o projeto de lei do ato médico! Entre eles não há consenso quanto aos médicos atuarem com procedimentos estéticos, muito menos, jamais apoiariam os dermatologistas a terem direitos exclusivos de aplicar procedimentos perfurocortantes/injetáveis/escarificantes. Imaginem se apenas os médicos fossem responsáveis em realizar os procedimentos injetáveis? O caos na saúde que isso iria gerar?
Agora com esta novidade, e o ATO que CAI por terra, a dermatologia terá que engolir o crescimento e sucesso da biomedicina estética, ou seja, ou eles aceitam os biomédicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos como concorrentes ou terão que ficar restritos nas doenças, perebas, câncer de pele e outros.
A dermatologia não tinha outra cartada, nenhuma outra falsa esperança além do novo e espúrio projeto lei do ato médico para impedir o crescimento de nós, Biomédicos Estetas. Agora eles não têm mais nenhum recurso, mais nenhum argumento, ou seja, terão de nos aceitar.
Aproveito para dar um recado e convocar todos os Biomédicos e estudantes de Biomedicina que estiverem lendo esta matéria: estarei apresentando novas campanhas da SBBME no Congresso Nacional, como o verdadeiro significado de “DIREITO DA PELE” e o verdadeiro sentido de “PELE SAUDÁVEL”. Vamos pra cima!
Compareçam no CBBME 2016 e venham conferir as novidades da Biomedicina Estética, Terapia do Envelhecimento Saudável para Biomédicos e as novidades das campanhas para que sejamos ainda mais fortes e unidos!
Confira na íntegra o final feliz da tramitação do Ato Médico no Senado!
Caro colegas, nos dias de hoje devemos unir forças, para que possamos alcançar plenamente nossos deveres, devemos lutar sim contra agismos, e preconceitos pre concebidos na área de saúde, não obstante, sabemos que existem muitos charlatões, em nossa área, a minha por exemplo e muito ampla, bacharel, licenciado, e especialista esta na área de vocês., biomédicos, no entanto minha formação, la atras, de bacharel já me capacitava para exercer o que em parte, as outras ,duas me completam, sendo assim o ato medico, não fere, o que podemos fazer, e sim que, aprendemos a fazer, seja uma analise, seja uma avaliação ergométrica, seja, uma tomografia, cada um em sua limitação profissional, o que não interfere na área do outro e sim acrescenta, notemos que, quem faz o que ama faz bem feito, para ser reconhecido como perfeito, ohhhhh.. rimou sem querer, então proponho fazer com amor o que Deus nos confiou, cuidar da pessoas, um forte abraço a todos, Professor Rogério….
Amo Biomedicina Estética estou cursando e já tenho enorme paixão pela área !
Bom dia a todos, mas não podemos voltar a zona de conforto, pois temos o PL6126/2013, o Ato médico2, vamos correr atrás para o arquivamento! todos juntos!
E se caso um desses procedimentos perfurocortantes der errado? A quem procurar? Vitória ? Rsrsrs Brasillll Silll sillll!!!
Mesmo lugar que vc vai reclamar do médico
Tudo muito estranho. Dai vale o antigo ditado: “de médico e louco todo mundo tem um pouco”. Afinal, o que é biomedicina. O formado em biomedicina tambem é doutor medico? Pq eisso que vcs tao pregando. Outra coisa, quem disse que o biomedico pode aplicar tratamentos. Mas a pior parte é a presidente da sociedade de biomedicina estética, que diz ter muito respeito a pele saudavel, chamar doencas de pele de perebas, ate com certo “nojo”. Sera que isso é reserva de mercado, ou atribuição de responsabilidade. Cuidado com que é seu “médico”, sera que ele é realmente médico
Não venha com essa falsa hierarquia de “doutor médico”, se você considera um médico doutor mesmo não tendo doutorado, não se exalte sobre as outras classes, certo ?!
Aceite a área da saúde é multidisciplinar, existe uma só anatomia, uma mesma fisiologia, citologia e por ai em diante, ou estudantes de medicina estudam aliens também ?
Existem especializações e é disso que me refiro, sou biomédico habilitado em análises clínicas e especialista em biomedicina estética, ESTUDAMOS E NOS QUALIFICAMOS !
Que vitória!!???
[…] “A decisão irá aquecer ainda mais o mercado da estética e beleza, pois os profissionais poderão continuar investindo em sua formação e exercer com mais qualidade suas funções, o que significa um crescimento em nossa área de atuação”, afirma a Dra. Ana Carolina. (leia mais) […]
Vitória!!!!