A vontade de ter um negócio próprio e trabalhar com a biomedicina estética é algo cada vez mais presente entre as jovens mulheres que desejam autonomia para trabalharem nessa área.

A jovem estudante Vitória Santos escreveu para o Blog e explicou uma dúvida que talvez possa ser a mesma de outras futuras estudantes.

Ela está finalizando o ensino fundamental e um curso de estética e perguntou para a gente o que fazer, a faculdade de biomedicina, ou de estética.

Por isso, resolvemos explicar as vantagens em se cursar biomedicina, ao invés de uma graduação em estética.

Graduação em Estética ou Biomédica Estética?

O Técnico em estética, que cursa a graduação em estética, atua limitado a alguns procedimentos manuais corporais e faciais.

Cursando biomedicina, além de 35 especialidades, o profissional ainda pode ainda trabalhar na estética. Durante a graduação pode trabalhar como esteticista e estagiar sob a responsabilidade técnica de um biomédico e, após concluir sua especialização na área com a pós-graduação em estética, pode fazer os procedimentos injetáveis.

A profissional que se graduar em estética sempre será impedida de fazer procedimentos injetáveis, como botox e preenchedores, que tem movimentado o mercado da beleza e da estética nos últimos anos.

Caminho para biomedicina estética requer algumas etapas

Para se tornar uma biomédica esteta, a profissional precisa cursar a graduação/faculdade de biomedicina. Durante o seu curso de graduação, essa futura profissional já pode estagiar na área da estética em clínicas de terceiros, onde haja um Responsável Técnico pelos procedimentos.

Essa oportunidade de estagio na área da estética é uma realidade recente para as biomédicas, pois a especialização em estética foi possível graças à luta da Dra. Ana Carolina Puga quando em outubro de 2010 ela defendeu a habilitação da biomédica na área da estética.

Para aprender ainda mais sobre todas as técnicas de estética avançada, coisa que um curso de tecnólogo em estética, ou de esteticista não oferece, a pós-graduação em biomedicina estética permite que o profissional aprenda sobre os procedimentos estéticos que são classificados como injetáveis.

Dessa forma, a graduação em biomedicina abre um leque de procedimentos com os quais as profissionais poderão atuar dentro da estética muito maior, do que se especializar como esteticista.

Respaldo legal por um conselho de classe

Além disso, a biomédica esteta tem um conselho de classe, um órgão legalizado para respaldar sua profissão e sua atuação, legitimando ainda mais sua atuação e dando peso ao trabalho que ela irá exercer, cuidado da beleza, do bem estar e do envelhecimento saudável de suas pacientes.

Recapitulando, para se tornar uma biomédica esteta é necessário:

Graduação em Biomedicina – 4 anos

Pós-graduação em Biomedicina Estética – 18 meses.

Ou Graduação em Biomedicina 4 anos

Prova de Título em biomedicina estética, que requer algumas regras, como ser formado em biomedicina há três anos, atuar na área da estética no mínimo há dois anos e comprovar essa atuação, além de outros requisitos.

Se você também tem dúvidas a respeito de formação e atuação na área da biomedicina escreva para a gente.

Biomedicina
Loading Facebook Comments ...

149 COMENTÁRIOS

  1. ola gostaria de saber para ter uma clinica completa de todos os procedimentos esteticos ,que faculdade devo fazer. dermatologia ,bioquimico ou fisioterapia .se eu tiver so o curso tecnico eu posso mim especializar sem precisar faculdade.obg por favor mim tire todas essas duvidas obg

    • Josy.

      Com curso técnico de estética: você terá atribuições limitadas, como estética facial e corporal manuais e com cremes;
      Com faculdade tecnóloga de estética: você terá atribuições menos limitadas, como estética facial e corporal manuais, com aparelhos estéticos e com cremes;
      Com faculdade na área da saúde (Biomedicina) + pós-graduação (Biomedicina Estética): você poderá fazer todos os procedimentos inclusive os minimamente invasivos como por exemplo Botox, Bioplastia, Lasers e etc, além de escolher mais de 30 áreas biomédicas de atuação;

      Continue perguntando em caso de dúvidas!

  2. Sou Bacharel em Direito, mas atuo como esteticista facial (básico) e micropigmentadora já a 5 anos.
    Estou em dúvida se faço Biomedicina ou Farmácia e depois fazer a pós em estética, meu interesse é em procedimentos injetáveis e também na manipulação de fórmulas dentro da estética, qual seria o mais recomendado?

    • Juliana, ambos especialistas (biomédicos estetas e farmacêuticos estetas) podem mandar manipular. O farmacêutico esteta não manipula, apenas prescreve e monta a estratégia de tratamento assim como o biomédico esteta. Seria legal, você ir numa faculdade de saúde, e ver qual das 2 profissões mais lhe encanta.

  3. Olá,sou Enfermeira e gostaria de fazer a pós em Biomedicina Estética. A pós me respalda em todos os procedimentos que o curso da Graduação oferece?

      • No momento o enfermeiro não pode fazer os procedimentos injetáveis. O Coren respalda mas a justiça impede temporariamente até julgar o caso. Sou Enfermeira e esteticista. Iniciando a faculdade de Biomedicina justamente pq não aguento mais esperar essa indefinição sobre realizar todos os procedimentos.
        Att,
        Cecília

  4. Vou começar biomedicina, mas já ouvi muito que essa profissão é pouco remunerada se não for na área da estética. Durante o curso eu posso trabalhar em que?

  5. Boa noite, me chamo Maysa, sou graduada em estética e cosmética e atuo na área a 5 anos, estou finalizando a graduação em biomedicina e faço estágio em uma clinica de estética que possui biomédico e lá vejo somente os procedimentos injetáveis. Gostaria de saber se isso ira me permitir sair da graduação habilitada em biomedicina estética?

  6. Sou formada em estética e cosmética , queria muito trabalha com os procedimentos invasivos ex: aplicação de botox, enzimas etc…só consigo realizar esses procedimentos com a graduação de biomédicina? Ou tem outra graduação que tbem é aceita ???!!!

    • Olá Camila. Sim, recomendamos que vc faça a graduação de biomedicina e posteriormente a pós-graduação de biomedicina estética.

  7. Olá, tenho quase 10 anos de formada em Odontologia pela USP e tenho demanda de pacientes para procedimentos injetáveis além da cabeça e pescoço, minha restrita área de atuação. Para que eu possa fazer aplicações corporais é preciso que eu faça uma segunda graduação em biomedicina estética ou posso partir para alguma pós graduação específica? Estou um pouco perdida pra encontrar o curso e a universidade que ofereça isto. Além de saber a ordem a seguir, gostaria de um ranking das melhores faculdades no assunto

    • Tudo bem Daniella, para fazer aplicações corporais sugerimos o reingresso em biomedicina e logo depois fazer a pós em biomedicina estética. Não possuímos ranking de graduações em biomedicina. Mas com certeza o RUF pode ser uma boa referência. A pós que indicamos é o Nepuga.

  8. Bom dia.
    Sou tecnólogo em estética e cosmetologia. Para realizar procedimentos injetáveis devo realizar uma graduação em biomedicina?
    Para habilitação em biomedicina estética, necessito fazer uma pós na área de estética ou posso realizar o estágio supervisionado de 500h durante a graduação de biomedicina para aplicar injetáveis?
    Obrigado

    • Sim Leonardo, vc deve fazer uma graduação em biomedicina e depois fazer a pós-graduação. Dificilmente, clínicas de estética pega estagiários para trabalhar. Principalmente, com injetáveis.

      • Eu tenho o mesmo caso que ele, e após fazer a graduação de biomedicina tem que ser pós em biomedicina estetica especificadamente ou outra pós em estética que englobe os procedimentos injetáveis também pode ser??

        • toda pós de biomedicina estética foi feita em acordo com as diretrizes preconizadas pelos CRBMs. fazendo pós de outras áreas você corre o risco de não ser habilitada.

  9. Boa tarde! Sou formada em Biologia, bacharelado, com ênfase na área da saúde. Gostaria de saber se eu ingressar no curso de Biomedicina eu poderia eliminar algumas matérias. E fiquei com uma dúvida: para atuar como Biomédica Esteta, ou eu faço após graduação ou eu faço a prova da ordem? Qualquer um dos dois me habilitaria?
    Obrigada.

    • Laura quem pode lhe responder é o coordenador do próprio curso de biomedicina que vc pretende ingressar.

      Sobre atuar, com certeza faz a pós-graduação, a prova de título é só para quem já atua há mais de 2 anos como biomédico e também tem que ficar renovando ano a ano.

  10. Boa noite,
    Estou terminando o curso técnico de estética no SENAC e pretendo fazer faculdade de Biomedicina e depois a Pós em Biomedicina Estética para fazer procedimentos mais invasivos. O meu único interesse em fazer Biomedicina é para realizar esses procedimentos mais invasivos. Porém, tenho medo de fazer a faculdade e a legislação mudar, o biomédico não poder fazer mais esses tipos de procedimentos invasivos, deixando essa tarefa apenas para os médicos. Vocês podem me auxiliar? Isso pode acontecer, né?

  11. Bom dia, sou formada em Enfermagem, quero fazer uma pós na área de estética, é possível ou tenho que cursar uma nova faculdade, para poder atuar na área?

  12. Boa noite! Sou formada em Biomedicina e estou fazendo pós graduação em Saúde Estética. Minha dúvida é: Preciso ser habilitada em estética para fazer os injetáveis ou apenas os cursos de extensão já são suficientes para “autorizar”?

    • Vc pode fazer cursos de extensão quando quiser. Não importa o momento.

      Para autorizar apenas 2 formas:
      – conclusão da Pos com comprovação prática e habilitação
      – ou trabalhar sob profissional responsável técnico

    • sim, com certeza vc terá muito mais condições de se estabelecer evoluindo na carreira. entrar no mercado mais bem formado, representa que você passou por vários anos trocando idéias com pessoas que têm o mesmo objetivo que você e outras pessoas que já alcançaram esse objetivo. estar perto e se relacionar com pessoas que já chegaram lá é a melhor maneira para você montar sua clínica e se dar bem na vida.

  13. Sou formada em biomedicina, estou fazendo um curso técnico em estética e vou ingressar na pós em biomedicina estética, quero saber se quando eu terminar o técnico e a pós posso realizar as duas profissões numa mesma clínica. Obrigada

    • Isadora, ao terminar o curso técnico, procure pelo curso de bacharelado em Biomedicina para ser biomédica. Depois disso, você fazendo a pós-graduação, vc se torna biomédica esteta especialista.

  14. Ola ! Tenho uma grande dúvida. Pretendo fazer a graduação de biomedicina pra atuar na área de estética. Ja tenho meu salão de beleza na parte de cabelo, sobrancelhas etc… mas quero abranger pra área estética. Queria saber se eu sou obrigada a fazer estágio mesmo trabalhando pra mim mesma. Pq n tem como eu deixar de trabalhar e ganhar meu dinheiro, afinal pagarei a faculdade com ele. Sendo que estágio n me fornece a mesma credibilidade financeira. Posso me graduar sem fazer estágio? E depois ainda fazer uma pós graduação? Na pós espero que eu já esteja trabalhando no ramo, no meu próprio salão. Obrigada ???

    • primeiramente consulte a coordenação da faculdade de biomedicina que você pretende fazer. mas a princípio, se vc tiver mais de 2 anos de prática comprovada, acho que você poderá sim obter habilitação.

  15. Sou formada em Administração de Empresas. Gostaria de fazer o curso de Biomedicina Estética. No meu caso poderia fazer a pós em Biomedicina Estética ou tenho q fazer a graduação em Biomedicina Estética?

  16. Olá, estou começando minha faculdade de estética, amo a área mas também sonho em poder injetar métodos invasivos e a estética me priva disso. O que seria mais indicado para mim? Faço a faculdade de estética e depois a de biomedicina e a pós em estética?
    Ou existe algum tipo de curso ou prova para não precisar fazer as duas faculdades?
    Na minha universidade a faculdade de estética são 3 anos e 6 meses..
    Sonho em ter minha própria clínica que realiza desde a limpeza de pele até o botox, quero saber as duas áreas, então realmente é necessário a faculdade de Biomed também? Existe alguma outra alternativa?
    Aguardo sua resposta e agradeço desde já. Bom dia.

    • Olá Karen, se você terminar estética, poderá pedir reingresso em biomedicina e eliminar algumas disciplinas.

      Também é possível fazer as 2 graduações ao mesmo tempo mas vai depender de suas disponibilidade e disposição.

      É impossível você se formar numa profissão, ainda que parecida, e exercer especialidade noutra profissão. Isso é enquadrado como exercício ilegal da profissão, e em alguns casos é crime inafiançável.

      Olha, o caminho é longo mas lhe renderá excelentes frutos para o resto de sua vida. Pense nisso. Hoje você é jovem, tem a vida inteira pela frente. O céu é o limite!

  17. ola, quero me engressar na area estetica, me interessei pela biomedicina estetica, porem achei um pouco extenso a graduacao de biomedicina ja sou formada em Bacha. em Adm, gostaria de saber se e viavel iniciar uma graducao em estetica e depois fazer farmacia para poder fazer procedimentos injetaveis… o que me aconcelha? Obrigada.

    • olá Jéssica, se fizer pós-graduação de estética você poderá atuar como esteticista. Se fizer graduação de farmácia poderá atuar como farmacêutica. Graduação de farmácia e biomedicina têm o mesmo tempo. E para ser biomédica esteta ou farmacêutica esteta em ambos os casos terá de fazer pós-graduação específica na área, sendo que a pós de estética não é considerada para tais especialidades.

  18. Boa noite, sou estudante de Fisioterapia e termino meu curso ano que vem… mais estou em duvida se eu faço Pós em Dermatofuncional ou mais uma Graduação em Biomedicia. Soube que Fisioterapeuta não aplica nada injetável, é verdade?

    • oi Karina recomendamos que procure essa informação junto ao seu CREFITO. Aparentemente o único injetável que o fisioterapeuta faz é a carboxiterapia.

  19. Olá Boa noite! sou formada em Biomedicina pela UFRJ desde 2007. Tenho lido sobre biomedicina estética e gostaria de atuar nessa área. Já atuo como professora e pesquisadora, tenho doutorado em morfologia, porém queria investir na área de estética visto que está em crescimento. Pelo que vejo em seu blog, seria necessario fazer uma pós em biomedicina estética, correto? Porém eu vi tb alguns cursos específicos, eu poderia começar a atuar através desses cursos? outra dúvida, encontrei uma pós EAD, saberia me informar que com essa pós eu consigo a habilitação ou somente com a pós presencial? Muito obrigada abs

    • olá novamente Daiana.

      Biomedicina estética é uma área muito próspera e que muda a vida das pessoas.

      Durante o curso nas melhores pós-graduações presenciais os alunos geralmente já são contratados por clínicas. Alias, após cada disciplina prática o profissional já pode começar a trabalhar (excetuando os procedimentos injetáveis como toxina e preenchimento, que ficam sempre como últimas disciplinas).

      Para você ter idéia, inúmeros biomédicos que já saem da graduação com habilitação de 500 horas se queixam dizendo que o mercado não os contrato por não reconhecer experiência prática de trabalho.

      O mesmo costuma ocorrer com quem faz pós-graduação sem carga horária prática. Como vai aprender de verdade algo que necessita de contato humano o tempo todo? Que precisa ter contato com colegas, vê-los acertando e errando? A própria estética já é naturalmente e fundamentalmente visual, tátil e sensorial. Como é possível ter essas vivências de forma virtual?

      É por isso e por outras razões que os conselhos da saúde são veemente contra formação EAD em todos os níveis.

  20. Boa tarde, sou fisioterapeuta e estou cursando pós graduação em Dermatofuncional, estou pensando em fazer a Graduação de Biomedicina eu preciso fazer a pós em Biomedicina tmb?

    • sim Jessica, para ser biomédica esteta, primeiro tem que finalizar a faculdade de biomedicina, para depois ingressar numa especialização de biomedicina estética.

  21. Bom dia!
    Sou Biomédica, e gostaria de fazer uma Pós em estética para realizar o métodos invasivos.
    Realizando a pós em estética facial e corporal, posso realizar os métodos invasivos?

    • Prezada Dámaris. Já tem um bom tempo que o conselho não mais habilita biomédico esteta com pós de estética. O ideal é fazer pós de biomedicina ou de saúde estética. Caso não consiga, tente fazer a pós de estética + cursos livres e passe na prova de títulos.

  22. Ola boa noite !
    Tenho uma duvida , hoje existe algumas faculdades que ja colocaram em suas grades curriculares o biomedicina em estetica .
    Pois bem , eu quero saber se mesmo tendo ja na grade a biomedicina estetica eu ainda vou precisar fazer a Pós ?
    Desde ja eu agradeço !

    • Olá Juliene, tudo bem? A disciplina de biomedicina estética dentro da graduação de biomedicina, vai introduzir os seus conhecimentos na área. Mas ela não te habilita para exercer a profissão de biomédico esteta, para isso é preciso fazer a pós-graduação de 360 horas.

  23. Olá, estou cursando estética. Posso fazer pós graduação em biomedicina estética? É válido para futuramente abrir uma clínica de estética?

    • Olá Ravena, tudo bem? Apenas graduados em biomedicina podem realizar a pós-graduação em biomedicina estética. Como esteticista você pode abrir um centro de estética e oferecer apenas os procedimentos que você aprendeu durante o seu curso, a estética é uma área lucrativa sim. Mas lembre-se a gradação em estética não te habilita a realizar os procedimentos injetáveis que o biomédico esteta pode realizar, são duas profissões distintas.

    • Olá Barbara, tudo bem? Os biomédicos estetas tem conseguido grande sucesso na área de estética, cada vez mais pessoas buscam tratamentos estéticos ao invés de intervenções cirúrgicas e o setor de saúde estética tem crescido muito. Sobre a remuneração de um biomédico esteta é difícil de dizer uma média, depende muito de como o profissional trabalha. Navegue em nosso blog e conheça mais sobre a biomedicina estética, isso poderá te ajudar a decidir.

    • Olá Larissa, tudo bem? Você poderá realizar a pós-graduação em enfermagem estética, biomedicina estética é só para graduados em biomedicina. Mas as duas especializações tem a mesma grade curricular.

  24. Olá Thayane, tudo bem? Você pode realizar uma pós-graduação em farmácia estética, os farmacêuticos com essa especialização estão habilitados para realizar os mesmos procedimentos estéticos que os biomédicos estetas. Dê uma conferida na especialização em Farmácia Estética do Nepuga.

  25. Na minha cidade, em São josé dos campos, temos o Bacharel em Estética. Consigo ingressar na CFBM e CRBM com este curso ? Porque por aqui, só ouvi falar sobre tecnologos e técnicos… Mas e no caso de um bacharel ? Consigo trabalhar com procedimentos injetáveis/ laser/ etc. ?

    • Olá Beatriz, tudo bem? Esteticistas independente de ter nível técnico ou bacharel, não podem realizar procedimentos estéticos injetáveis.

  26. Olá,bom dia! Sou esteticista corporal e facial… Lendo alguns comentários surgiu minha duvida ,quero fazer biomedicina a muitos anos , porém, nunca tive oportunidade agora chegou a hora , sendo formada nas duas áreas vou poder atuar nas duas ou terei que escolher ?Não sei se fui clara na minha pergunta , tipo já faço a limpeza de pele e massagem , posso continuar apos a graduação ?

  27. Ola, tenho 44 anos e estou fazendo biomedicina 1primeiro semestre , vou fazer uma pos em Estetica, a pergunta é a seguinte, o que me dá mais suporte e leque para trabalhar na estética ? Fazer odontologia e depois cursos de botox, skinbuster, bichectomia etc ou biomedicina terei também um bom leque , meu filho tem consultório dentário foi por isso que surgiu minha dúvida

    • Olá Mara, tudo bem? O biomédico esteta pode realizar procedimentos estéticos, faciais, corporais e capilares. O dentista, especialista em harmonização facial, pode realizar procedimentos apenas na região da face e pescoço. Portanto a área que irá te proporcionar um leque maior de procedimentos é a biomedicina estética.

      • Olá boa noite, sou dentista e já atuo na área estética facial, e gostaria de fazer biomedicina, eu faço em menos anos? Como funciona pra mim… ? Obrigada

        • Boa noite Dayane somente consultando o coordenador do curso de biomedicina da faculdade que vc pretende para poder lhe dizer quais disciplinas você poderá equivaler.

  28. bom dia !

    Gostaria de tirar uma dúvida. Vocês, Biomédicas ja formadas podem me dizer….
    è muito dificil conseguir emprego como Biomédico no Rio de Janeiro? estou cursando Biomedicina atualmente mas tenho medo de após formada bao conseguir um trabalho. Nao vejo muitas vagas anunciando para essa área.
    Sejam sinceras!!!!

    • Aline, a saída tem sido buscar por iniciativas que não dependam de terceiros, como por exemplo, da vontade de um chefe de laboratório, com jornada de trabalho rígida, que não a permite nem mesmo estudar, com ganhos inexpressivos ao longo dos anos que pouco ou nada contribuem para uma boa qualidade de vida ou assegurem um mínimo conforto à sua família.

      Já pensou em depender apenas dos resultados do seu trabalho? Fazer seu horário? Trabalhar menos e ganhar mais? Ter satisfação profissional? E aprovação/admiração da família?

      A biomedicina estética proporciona essas oportunidades aos biomédicos mais dedicados e perseverantes.

  29. Boa noite, estou no 2º período de Administração de empresa e estou querendo trancar para fazer o que eu gosto que é estética. se eu entrar no ano que vem em Biomedicina, eu consigo um estagio nessa área? e fácil de se engessar? ( na área de biomedicina) ou o ideal seria um curso técnico e a biomedicina mais pra frente para poder engessar logo nesse ramo? ser for fácil conseguir um estagio em biomedicina eu vou optar em fazer a graduação em Biomedicina. Obrigada.

    • Olá Luciene, tudo bem? Não temos como te dizer se será fácil conseguir um estágio em biomedicina, isso depende de diversos fatores, a demanda por profissionais na sua cidade, a faculdade que você escolher e claro você. Mas podemos te afirmar que a biomedicina estética é uma área ótima, que está atraindo cada vez mais pessoas e ganhando campo por todo o Brasil.

  30. Olá gostaria de tirar uma dúvida, quero fazer faculdade de estética ano que vem, só me tira essa dúvida para ver se eu entendi.
    Pra mim ser uma estéticista fazer todos os procedimentos seja os mais simples (limpeza de pele ao botox) eu teria que fazer a faculdade de estética, depois o pós em biomedicina e dps biomédicina esteta ? Ou posso simplificar como fazer o técnico em estética, a faculdade de biomedicina e depois o pós em biomedicina esteta ???

    • Olá Tauani, tudo bem? Sua formação irá depender de com quais procedimentos estéticos deseja atuar, uma esteticista pode apenas realizar procedimentos manuais, já uma biomédica esteta pode realizar procedimentos injetáveis e alguns procedimentos manuais também. Recomendamos que você leia o artigo Dúvidas Frequentes para entender melhor a diferença entre uma profissão e outra.

      • Tem alguma graduação de biomedicina a distância que é reconhecida e me aconselha a fazer ?! Sou graduada em administração porém quero mudar de área para biomedicina Estetica !

        • Olá Jessica, tudo bom?

          Quanto a graduação a distância nesta formação, não temos indicação para ajudar.
          Para ser Biomédica Esteta é necessário ter um curso de pós-graduação que habilita o profissional a ter essa titulação, de acordo com o conselho de classe. Hoje o Nepuga disponibiliza a Pós-Graduação, com duração de 1 ano. Caso queira saber mais sobre a pós-graduação e demais cursos da área, entre em contato com o nosso comercial 0800-735-0515.

  31. Boa tarde,
    Estou abrindo um centro de estética e preciso contratar um RT. Tenho uma candidata Biomedica que tem curso de bitox e preenchimento, e está cursando pós em Estética, ela pode ser a RT da minha empresa?

    • Olá Claudia, tudo bem? Para ser um RT, essa profissional teria que ser formada em biomedicina estética e habilitada pelo conselho de classe.

  32. Olá Gabriela, tudo bem? Biomédico Esteta e Esteticistas são duas profissões distintas. Como biomédica esteta você poderá realizar procedimentos estéticos invasivos como botox e preenchimentos, já como esteticista você irá realizar procedimentos manuais como massagens e limpeza de pele. Um profissional não pode entrar no ramo do outro, uma esteticista não pode realizar procedimentos injetáveis, assim como o biomédico esteta não pode realizar procedimentos manuais. As suas opções são se especializar em uma destas áreas e contratar uma outra pessoa para realizar a outra função na sua clínica, ou realizar as duas especializações, mas enquanto esteticista não poderá se apresentar e realizar as atividades de biomédica esteta, e enquanto biomédica esteta não poderá realizar as funções de uma esteticista. Nenhum curso irá te ensinar a realizar as duas profissões, isso seria ilegal.

  33. Gostaria de abrir uma clínica de estética, com as funções de biomédicos estetas e TB com as funções de esteticistas! A graduação de biomedicina abrange o conhecimento de esteticistas ou para tal, teria que fazer TB o curso de estética?

  34. Então, estou terminando o ensino médio, inicialmente gostaria de fazer biomedicina na faculdade ainda quero porém era pra me tornar perito criminal, porém me interessei pela biomedicina estética, tem como eu fazer os dois?

    • Olá Rebeca, tudo bem? É possível sim, você pode fazer a graduação em biomedicina e depois se especializar nas duas áreas.

  35. Olá Caroline, o Curso de Biomedicina Estética irá preparar você para ser uma profissional esteta, que entre outras coisas, atua com procedimentos injetáveis. As esteticistas realizam procedimentos manuais como a limpeza de pele e massagens e não realizam procedimentos injetáveis, são profissionais que exercem atividades diferentes.

  36. Sou graduada em Cosmetologia e Estética, gostaria de uma especialização na area da estética avançada para aplicação de injetáveis e tratamentos mais invasivos! Seria possível fazendo a especialização em biomedicina estética?

  37. Olá boa noite! Estou com uma dúvida! Para atuar na área de estética, seria melhor eu ingressar na graduação de biomedicina ou de farmácia? Sei que depois terei que fazer a pós para me especializar, porém estou com dúvidas nesses 2 cursos, se eu fizer qualquer um desses 2 e a pós, eu vou poder realizar os mesmos procedimentos nos pacientes?

    • Somos suspeitos para recomendar a Biomedicina. Sugerimos que procure uma Instituição de Ensino Superior que tenha as 2 graduações, peça para conversar com os coordenadores e tire todas as suas dúvidas sobre os cursos.

  38. Boa tarde!
    sou formada técnica em estética!
    Então eu preciso de 4 anos em graduação em biomedicina?
    E mais 18 menes em pós graduação??
    por favor me tire está duvida!
    obrigada aguardo!

  39. Olá, sou técnica em estética formada pelo Senac, posso fazer uma pós direto, ou preciso ter feito a faculdade mesmo? E quem faz farmácia pode fazer a pós em biomedicina estética?

    • Olá Carol, tudo bem? Curso técnico não te habilita para fazer pós-graduação em saúde estética. Com a graduação em enfermagem estética você poderá fazer posteriormente uma pós-graduação em enfermagem estética. Caso a sua pretensão seja a especialização em biomedicina estética, recomendamos que você procure uma instituição de ensino e realize uma graduação em Biomedicina e aí sim depois você poderá fazer a pós-graduação em Biomedicina Estética.

  40. Olá Agatha, tudo bem? Se o seu estágio for superior a 500 horas e supervisionado por um biomédico esteta, você poderá apresentá-lo ao CFBM, se estiver tudo conforme as exigências do Conselho você será habilitada como biomédica esteta, apenas com o estágio. Mas só a pós-graduação em biomedicina estética irá garantir a você conhecimento, experiência e segurança para realizar todos os procedimentos estéticos que um biomédico esteta pode realizar.

    • Entendi, no caso minha faculdade a unip, ela exige estagio 1 e estagio 2 cada um com 360h de estagio no minimo, eu fiz o estagio 1 de 580h e farei esse semestre o estagio 2 de 400h se eu não me engano numa clinica de estetica em sp. Porem andei olhando umas vagas de emprego pra biomedicos esteta e todos pedem especialização, estou receosa que depois de pegar meu crbm em estetica, eu não conseguir um emprego na area por nao ter pós, eu quero fazer a pós na nepuga, mas gostaria de estar podendo trabalhar na area para poder pagar a pós.. Acha que isso seria possivel? Qual conselho poderia me dar por gentileza…

      • Bom dia Agatha. Logo após a cada disciplina de pós-graduações presenciais que enfatizam a prática, geralmente, o aluno já sai no dia seguinte sabendo aplicar os procedimentos. Muitos já conseguem empregos, estágios e etc. Para realizar procedimentos injetáveis enquanto pós-graduanda, é necessário estar em regime de estágio sob a supervisão técnica de um responsável técnico e profissional ja habilitado. As melhores pós-graduações já possuem um network de alunos formados que ajudam a puxar pra cima esses novos profissionais pós-graduandos que vão chegando ao mercado de trabalho. É como se funcionasse como uma irmandade e eticamente correto também. Basta procurar por depoimentos que existem em abundância por toda a internet.

  41. Olá, estou terminando graduação em biomedicina, faço estágio numa clínica de estética, onde me formarei com habilitação em biomedicina estética.
    O curso teórico que estou fazendo é o mesmo do lato sensu, junto com a prática, depois de formada ainda terei que fazer uma pós graduação? Pra poder trabalhar na área? Mesmo já feito isso tudo?

  42. Olá faço o curso técnico em estética e queria saber se depois devo fazer a graduação em biomedicina para poder ter acesso aos procedimentos invasivos ?

    • Olá, tudo bem? Para você se tonar uma profissional esteta e poder realizar procedimentos injetáveis é necessário que você realize uma graduação, como a biomedicina e depois uma pós-graduação em biomedicina estética. Esteticistas não são autorizados a trabalhar com procedimentos injetáveis.

  43. Olá , sou Biomédica formada e estou na Pós – graduação de Biomedicina Estética no Nepuga á 4 meses.
    Já posso atuar como estágiaria em uma Clinica de Estética ?? A título de ganhar experiência ao longo do curso e até mesmo para o futuro estágio obrigatório.

  44. Olá Emilia, tudo bem? Você pode tentar atuar sob a responsabilidade de um Responsável Técnico (RT), mas recomendamos que você inicie a especialização em estética antes, para se capacitar na área, porque nenhum profissional esteta irá se responsabilizar por outro profissional que não esteja qualificado para realizar os procedimentos estéticos. Boa sorte!

  45. Olá sou aluna de Biomedicina porém na minha faculdade não existe a habilitação em estética.Posso fazer um estágio de 500 hrs por fora e conseguir a habilitação?

    • Olá Viviane, tudo bem? O Conselho de Biomedicina reconhece duas formas de habilitação em estética, mas para ambas você precisa ser formada em biomedicina. A primeira e mais viável é que você faça uma pós-graduação em biomedicina estética após a sua graduação, a segunda e mais difícil é que você faça as 500 horas de estágio supervisionado por um RT – Responsável Técnico, um biomédico esteta em dia com o Conselho, depois o seu estágio será submetido a avaliação.

  46. Ola. Sou dentista e faço harmonização facial ( botox, preenchedores, lipolise de papada, bichectomia e fios de sustentacão). Tenho intetesse em abrir futuramente um centro estético. Vc me orienta a fazer uma graduação em estética ou biomedicina?

  47. Oi! Sou formada em Biomedicina a pouco tempo, com habilitação em patologia clínica (análises clínicas), tentei ingressar na pós em estética, no entanto já havia passado o prazo. Comecei uma pós em cosmetologia avançada enquanto espero a de estética iniciar, gostaria de saber, como
    Biomédica como posso atuar nessa área!

    • Olá Paloma, tudo bem? Para realizar a pós-graduação em biomedicina estética, você precisa ser graduada em biomedicina.

  48. Gostaria de saber se a área da Biomedicina estética está sólida. É garantido que daqui a 7 anos, após uma possível formação na área, essa parte da Biomedicina ainda esteja em vigor ou há possibilidades disso ser retirado em algum momento?

    • Olá Paloma, tudo bem? A especialidade de biomedicina estética está regulamentada desde 2010, mas já existia no mercado muito antes disso, ou seja, já é uma área consolidada sim. Todos os anos diversos profissionais são formados em biomedicina estética e estão ganhando o mercado, que está em constante crescimento. Aqui no nosso blog já citamos vários casos de profissionais de sucesso, leia nossos artigos para saber mais sobre o assunto.

  49. Olá! Estou acabando o ensino médio e um curso técnico em estética. Amo essa área e quero continuar nela! Estou em duvida em que curso fazer, Biomedicina ou Fisioterapia. Se eu prestar fisioterapia, também vou poder fazer precedimentos injetáveis? Gostaria de saber qual é a diferença entre os dois cursos?

    • Olá Isabella, tudo bem? A escolha do seu curso depende de que área de atuação você deseja seguir, procure comparar as duas grades curriculares. Os dois profissionais podem realizar procedimentos estéticos injetáveis sim, desde que devidamente capacitados, com cursos de extensão ou pós-graduação em saúde e estética.

    • Olá Lídia, tudo bem?
      Não temos conhecimento sobre pós-graduação em biomedicina estética online. Os conselhos de saúde não recomendam este tipo de educação à distância.

  50. Olá Jucelia, para trabalhar com procedimentos injetáveis é preciso ser um profissional liberal da saúde habilitado por um conselho de classe, as esteticistas não tem esse conselho. Portanto, se deseja se especializar na área da saúde e estética é preciso sim fazer uma graduação e pós-graduação na área.

    • Olá Rayane, você está confundindo a profissão de esteticista com a de biomédico esteta, são duas profissões distintas. Se o seu desejo é trabalhar com procedimentos estéticos injetáveis não cirúrgicos como intradermoterapia e aplicação de toxina botulínica, é necessário fazer a pós-graduação em biomedicina estética. As esteticistas trabalham com procedimentos não injetáveis como massagens e limpeza de pele.

  51. estou no quarta semestre de biomedicina e tenho matéria de biomedicina estética com aulas teóricas e praticas. entretanto gostaria de um estagio na área para ampliar conhecimento. Alguma dica do que colocar no currículo e ainda quais argumentos utilizar na hora da entrevista?

    • Olá Letícia, para o seu estágio ser reconhecido, em todo o local que você estagiar você precisará ter um biomédico esteta, em dia com o conselho de classe, para ser o seu responsável técnico. O que é uma grande responsabilidade para o biomédico, porque qualquer erro que você vir a cometer ele que responderá junto ao conselho, e possivelmente por isso as suas atividades serão limitadas nesse estágio, mas será uma ótima oportunidade para você iniciar a sua trajetória na estética. Agora você pode se oferecer para realizar procedimentos simples, como drenagem linfática, peeling de cristal, ultrassom, radiofrequência, entre outros.

  52. Estou cursando o Técnico em Estética no Senac, tenho interesse na Graduação em Biomedicina, mais quais outras graduações tem a ver com a Estética ?

    • Olá Ewerli, as graduações que estão habilitadas para trabalhar na área de estética são biomedicina, enfermagem e farmácia, mas para atuar você ainda precisará fazer uma pós-graduação em estética.

  53. Olá! Queria saber quais as matérias estudamos no curso de biomedicina estética? Tenho interesse mas tenho dúvida se após cursar biomedicina precisaria fazer estética e mais a pôs em biomedicina estética pra ter respaldo de todas as áreas…

  54. Já sou formada em Estética fiz o tecnólogo em estética . Aí para atuar na área como biomédica, preciso fazer a faculdade de 4 anos ou tem algum pós ou especialização pra eu fazer como biomédica?

    • Olá Ana Carolina, sim! Você deverá iniciar pela graduação de biomedicina. Veja se consegue eliminar matérias com as que você já cursou em estética!

  55. Tenho 35 anos, e gostaria de fazer o curso de Biomedicina para atuar como Biomedica esteta, porém o fator idade me preocupa. Como é o mercado de trabalho nessa idade? Algum conselho?

  56. Já sou formada em biomedicina. Para ter a habilitação em biomedicina estética, preciso fazer a pós especificamente em “Biomedicina estetica” ou posso fazer uma pós em “estética corporal e facial”, por exemplo, e já poderia atuar na área?

    • Kellen no passado podia, de um bom tempo pra cá não é mais possível. Com essa pós de estética corporal e facial você ainda tem de juntar uma carga horária mínima de curso de injetáveis, talvez comprovar 2 anos de atuação e com certeza fazer a prova de título. O ideal é ligar na ABBM.

        • Nara, você pode sim reingressar numa graduação de Biomedicina eliminando algumas disciplinas. Assim que terminar mais a faculdade de Biomedicina você poderá prestar prova de títulos na ABBM ou partir para uma pós-graduação de biomedicina estética.

    • tenho essa mesma duvida! estou querendo ingressar na estetica… e não sei se faço a pos em biomedicina estetica ou em estetica facial e corporal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here