Clínica estética ou consultório – O que vale mais a pena?

Para isso, fizemos um levantamento básico do que você precisará em termos burocráticos para abrir tanto sua clínica quanto seu consultório de modo que você seja capaz de comparar qual é o mais vantajoso para você no momento e responder a pergunta sobre clínica estética ou consultório!
Mas, logo de primeira podemos afirmar, abrir seu próprio consultório é infinitamente mais rápido e prático do que montar uma clínica completa. Além disso, o custo é mais acessível. Entenda!
Índice
O que é necessário para abrir a clínica de estética?
Primeiro, para escolher entre clínica estética ou consultório, é necessário um planejamento de negócio, pois sem ele você não consegue sair do lugar.
Depois é prudente que você saiba bem que tipo de clínica irá abrir, com quantos profissionais, quais especialidades, se é você que assina como Responsável Técnico, se será outra pessoa.
Além das questões financeiras. Qual o montante de despesas você consegue assumir de início, qual o lucro presumido você planeja alcançar, quais são as metas a curto e médio prazo.
Depois disso é preciso pensar na estrutura do espaço físico. Uma clínica precisará de um espaço bem maior do que apenas uma sala para atendimento. Você precisa de alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária, precisa de salas para seus especialistas, precisa de recepção, de recepcionista e os itens da lista não param por aí.
Sem um plano de gestão da sua clínica, dificilmente você conseguirá tirá-la do papel sem prejuízos financeiros. Agora que vimos a primeira parte, vamos para a próxima que é necessária para respondermos a pergunta sobre clínica estética ou consultório.
Casos de sucesso de pessoas que montaram a própria clínica de estética
- Dra. Arleyr Batista inaugura 2ª unidade de clínica em Juiz de Fora (MG)
- Dra. Paloma Almeida Venancio Martins abre clínica em Guarulhos (SP)
- Luana Andressa Galani expande sua clínica em 12 meses
- Lilia Coutinho do Pará conta que está feliz e vai montar a própria clínica
O que é necessário para abrir um consultório?
Se você já está devidamente habilitado como biomédico esteta, abrir seu consultório se torna um processo mais simples.
Por exemplo, você precisará de uma sala comercial, o que é mais fácil de se alugar, vai precisar de no máximo uma pessoa que lhe ajude fazendo os agendamentos e recebendo seus pacientes. Ou você mesma pode fazer isso, caso não possa começar contratando uma pessoa.
Você também vai precisar da licença de funcionamento da Vigilância Sanitária, dependendo de como for começar atender, se usar equipamentos de eletroterapia, pode alugar os equipamentos de início. Ou se já optar por iniciar atuando com injetáveis, os equipamentos não farão tanta falta.
A única estrutura que você irá precisar é de maca, espaço para realização da sua anamnese, uma mesa para seu computador pessoal.
Além disso, os custos do aluguel de uma sala são infinitamente menores do que os custos de manutenção de uma clínica de estética completa. O que também ajuda a fazer uma escolha mais assertiva entre clínica estética ou consultório.
Dicas para quem vai investir no consultório de estética
- Toxina Botulínica e Preenchedores no Consultório Odontológico
- Como atrair e satisfazer clientes só com a aparência de seu consultório
- 7 dicas do Sebrae para empreender com uma clínica ou consultório de estética
mas para ter um consultorio so precisa do CRBM ou precisa de CNPJ?